O presidente dos EUA, Donald Trump, afirmou que tanto Vladimir Putin, quanto Volodymyr Zelensky, expressaram um desejo de paz em ligações telefônicas separadas com ele na quarta-feira (12).
Trump ordenou que as principais autoridades dos Estados Unidos iniciassem negociações para encerrar a guerra na Ucrânia.
As conversas ocorreram depois que o secretário de defesa de Trump disse anteriormente que Kiev teria que desistir de seus objetivos de longa data de se juntar à aliança militar da OTAN e recuperar todo o seu território tomado pela Rússia, sinalizando uma mudança dramática na abordagem de Washington ao conflito.
Depois de falar com Putin por mais de uma hora, Trump disse que o líder russo, que lançou uma invasão em grande escala da Ucrânia em 2022, quer que a guerra acabe e eles discutiram “obter um cessar-fogo em um futuro não muito distante”.
“Ele quer que acabe. Ele não quer acabar com isso e depois voltar a lutar seis meses depois”, disse Trump a repórteres no Salão Oval.
“Acho que estamos a caminho de obter paz. Acho que o presidente Putin quer paz, o presidente Zelensky quer paz e eu quero paz. Só quero ver as pessoas pararem de ser mortas”
Donald Trump, em coletiva realizada no Salão Oval
Trump há muito tempo diz que acabaria rapidamente com a guerra na Ucrânia, sem especificar exatamente como faria isso.
Ligação com Putin
O presidente russo, Vladimir Putin, convidou Donald Trump para visitar Moscou durante a ligação com o presidente dos Estados Unido na quarta-feira, disse o Kremlin.
Durante a ligação, Putin “expressou prontidão” para receber autoridades americanas e apoiou a afirmação de Trump de que chegou a hora de ambos os países “trabalharem juntos”, disse o porta-voz do Kremlin Dmitry Peskov aos repórteres.
Peskov afirmou que Trump expressou um desejo de pôr fim “às hostilidades na Ucrânia o mais rápido possível”.
Barack Obama foi o último presidente dos Estados Unidos a visitar a Rússia, quando participou da Cúpula do G20 em São Petersburgo, em 2013.
O enviado especial dos Estados Unidos para o Oriente Médio, Steve Witkoff, se encontrou em particular com Putin enquanto estava em Moscou na terça-feira (12), disseram duas fontes familiarizadas com a reunião à CNN.
Quando perguntado pela CNN nesta quarta-feira se ele poderia confirmar se havia se encontrado com Putin, Witkoff respondeu: “Isso é para o presidente comentar”. Ele acrescentou que Putin perdoou Marc Fogel, observando um envolvimento direto na libertação do prisioneiro americano da Rússia.
Antes, quando a CNN questionou com quem Witkoff se encontrou em solo russo, Witkoff apontou para um homem chamado Kirill.
Fontes com conhecimento da troca disseram que ele estava se referindo a Kirill Dmitriev, o CEO do Fundo Russo de Investimento Direto e um aliado próximo de Putin. Tanto Dmitriev quanto o Fundo Russo de Investimento Direto estão sob sanção dos EUA.
Ligação com Zelensky
O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, conversou por telefone com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, na quarta-feira.
Segundo o ucraniano, eles discutiram “oportunidades para alcançar a paz” e a preparação de um documento que rege segurança e cooperação econômica.
A ligação foi feita depois que Trump disse que havia falado com o presidente da Rússia, Vladimir Putin, sobre iniciar negociações imediatamente para acabar com a guerra na Ucrânia.
“Nós conversamos muito sobre oportunidades para alcançar a paz, discutimos nossa prontidão para trabalhar juntos no nível de equipe e as capacidades tecnológicas da Ucrânia — incluindo drones e outras indústrias avançadas”, escreveu Zelensky.
O gabinete do presidente informou que a ligação durou cerca de uma hora.
O líder ucraniano ressaltou que eles discutiram a viagem do secretário do Tesouro dos EUA, Scott Bessent, a Kiev na quarta-feira, que teve como foco um acordo sobre minerais essenciais ucranianos.
“Também falamos sobre minha discussão com Scott Bessent e a preparação de um novo documento sobre segurança, cooperação econômica e parceria de recursos”, destacou.
Zelensky destacou que Trump compartilhou detalhes de sua conversa com Putin. “Concordamos em manter contato e planejar reuniões futuras”, escreveu ele.
O presidente dos EUA comentou que também abordaram uma reunião que acontecerá em Munique, na Alemanha.
“Ele, assim como o presidente Putin, quer fazer a PAZ. Discutimos uma variedade de tópicos relacionados à Guerra, mas principalmente, a reunião que está sendo marcada para sexta-feira em Munique, onde o vice-presidente JD Vance e o secretário de Estado Marco Rubio liderarão a Delegação”, pontuou Trump.
(Com informações da CNN.)