Coroada na última sexta-feira (26), Maria Vitória Rondon, de 19 anos, renunciou o título de Miss Grand Mato Grosso 2024 nesta segunda-feira (29, por meio de uma publicação nas redes sociais.
No vídeo, a estudante de jornalismo alega que a organização do evento foi resistente à vitória dela, e que a visão e os valores do grupo não estão alinhados com o que ela acredita. (Assista vídeo abaixo)
“Desde o início, percebi que a escolha dos jurados foi recebida com uma certa resistência pela coordenação estadual e nacional. Embora eu tenha sido escolhida para representar o estado, ficou claro que a minha abordagem e a minha voz, que buscam apoiar e amplificar as necessidades da comunidade, não eram bem-vindas”, afirma Maria Vitória no vídeo.
Por meio de nota, a organização do Miss Grand Mato Grosso informou que reconheceu Maria como vencedora e que o anúncio dela foi recebido com surpresa.
“Importante ressaltar que o voto dos jurados foi soberano no concurso e que em nenhum momento a vencedora deixou de ser acolhida ou reconhecida como Miss”, ressalta.
Para Maria Vitória, os coordenadores transmitiram, em diversos momentos, que a beleza dela e como ela a usa não se encaixavam no perfil que estavam buscando. À reportagem, a estudante disse que se sentiu “triste e desiludida com a situação”.
“Sem chão ao ver minha vitória contestada, mesmo com todos os jurados votando ao meu favor. Foi um momento difícil, que me fez pensar se eu deveria estar ali. O que mais me marcou foi a fase após a coroação, quando não vi e nem recebi nenhum tipo de apoio ou abraço de congratulações dos coordenadores”, contou.
A estudante disse ainda não entender exatamente o motivo de tal tratamento.
“Em um concurso de beleza, onde eu fui coroada vencedora, o que realmente é a beleza? Foram perguntas como essa que me fizeram tomar a decisão de renunciar a um título e a um evento que vi que não sou bem-vinda por algum motivo que ainda não entendi, mas que o tempo responderá”, destacou.
Com a renúncia, de acordo com o regulamento do concurso, a segunda colocada, Taiany Zimpel, assume o título. Natural de Sinop, a 503 km de Cuiabá, ela participou da etapa estadual representando Brasnorte, onde mora atualmente.
Taiany contou que também foi pega de surpresa com tudo que aconteceu e disse que Maria mereceu ganhar.
“Mavi [Maria Vitória] estava deslumbrante, trabalhou muito para chegar até aqui, ela realmente mereceu a vitória. [Sobre assumir o título] Não estava esperando, tanto que sábado fui para Rondonópolis visitar minha família. Agora vou trabalhar com o tempo que tenho para chegar preparada e representar meu estado com muito amor”, afirma.
A grande final do Miss Grand Brasil 2024 será realizado no dia 8 de agosto, em São Paulo.