Você tem dúvidas sobre como degustar um bom vinho? No episódio do podcast Música e Vinho, a sommelier Kézia Giugni ensina a como aproveitar a melhor parte de cada etapa.
Com essas orientações, você pode aproveitar melhor o vinho que tem em casa mesmo. Inclusive, experimentar um vinho novo pode ser uma grande dica para o final de semana.
As etapas são:
- Visual
- Olfativa (aromática)
- Gustativa.
A sommelier sugere que a degustação comece sem comida, apenas com pães neutros, pelo menos, até o terceiro gole. Depois disso, o experimentador pode seguir com as harmonizações.
Na etapa visual, coloque a taça inclinada sobre um fundo branco e as cores, reflexos, limpidez e brilho do vinho.
Na etapa olfativa sinta os aromas incialmente sem girar a taça. Depois gire para perceber o quanto os aromas podem abrir e evoluir. Veja se os aromas são intensos ou fracos, ou se se abrem com facilidade ou demoram a liberar. Por fim, se o vinho apresenta apenas uma família aromática ou mais.
Na última etapa, a gustativa, coloque na boca uma boa quantidade e gire por toda a boca antes de engolir, deguste pelo menos 3 vezes e compare. Também nesta etapa lembre-se dos quatros As: acidez, amargor, álcool e açúcar.
Percebendo todas as possibilidades de aromas nos vinhos, você vai ter muito mais prazer durante a degustação.
[read_more_posts id=” 560886, 558933″]