O episódio do podcast A Hora do Café desta semana vai falar sobre as características das regiões que produzem café no Brasil, mostrando o que faz uma bebida ser regionalmente deliciosa e genuína. Ouça aqui:
Segundo o barista Rubens Vuolo, cada etapa da cadeia produtiva pode influenciar diretamente no sabor final de cada café e dois lotes de um mesmo sítio podem, sim, ser completamente diferentes na xícara.
Mas, por que isso acontece? O barista explica que existem algumas características muito marcantes em determinadas regiões que acabam colaborando para uma identidade sensorial de um mesmo teor, ou seja, de um mesmo microclima, de uma mesma região produtora.
“A identidade sensorial das montanhas capixabas é marcada por uma doçura marcante, frequentemente associada a notas de caramelo e frutas amarelas. Embora a complexidade de cada lote possa variar, com nuances florais ou mel, a predominância de um perfil adocicado e frutado tropical é uma característica distintiva da região”.
Por lá, algumas notas sensoriais do café acabaram se tornando uma identidade e são elas:
- Alta doçura
- Corpo cremoso
- Notas de caramelo e frutas
Ficou curioso e quer mais dicas sobre café? Escute o podcast semanal A Hora do Café disponível nas rádios Morena FM e Centro América FM.