Araras albinas, junto ao bando, fazem farra durante lanche na fazenda

WhatsApp Image 2024 12 14 at 18.29.25


Duas araras albinas chamaram a atenção do pecuarista Gieidson Guimarães, de 51 anos, em Bandeirantes (MS). Assim que viu o bando embaixo de um pé de manga na propriedade, o produtor rural não perdeu tempo e tirou o celular para registrar as aves. Veja o vídeo abaixo.

  1. Alvinho, o único tamanduá albino, cresce e ganha “roupinha nova”

  2. Tamanduá albino compõe cenário de vegetação castigada pela seca

O bando de aves não foi o que chamou a atenção de Gieidson. Dois pontinhos brancos entre as araras se sobressaíram à visão do pecuarista, que se assustou com os pássaros albinos.

Entre as aves, havia araras-vermelhas e araras-canindés. No vídeo acima, é possível ouvir a farra do bando.

Além do barulho, as araras aparecem comendo frutos embaixo de uma árvore na fazenda. A situação foi inédita para o pecuarista, que já está acostumado a ver inúmeras aves.

“Na fazenda sempre aparecem araras em bando, já apareceram de 20 a 30 araras, tudo de uma vez. Porém, foi a primeira vez que araras vermelhas e albinas estiveram na fazenda”.

Gieidson Guimarães.

Albinismo em animais

Araras albinas chamaram atenção de pecuarista, em Bandeirantes (MS).

O albinismo é um fenômeno genético raro, causado por um gene recessivo que faz com que o corpo não produza pigmentos como a melanina e os carotenoides, responsáveis pelas cores. Isso resulta em uma total ausência de coloração na pele e penas.

Essa mutação torna os indivíduos mais sensíveis ao sol e afeta várias partes do corpo, como bicos, patas e, especialmente, os olhos, que ficam vermelhos devido à ausência de pigmento. Embora o albinismo seja raro, o gene recessivo responsável por ele está presente em várias espécies de aves, mas só se manifesta quando transmitido por ambos os pais.



Fonte do Texto

VEJA MAIS

Cinco imigrantes morrem em naufrágio de barco perto de ilha grega

Pelo menos cinco imigrantes morreram afogados depois que o barco em que estavam naufragou na…

Policiais flagrados agredindo homem algemado são presos em Manaus

Quatro policiais militares da 18ª Companhia Interativa Comunitária (Cicom) foram presos preventivamente em Manaus, neste…

Homem é vítima de explosão em posto de combustível de Colniza

Um homem, identificado como Gilmar Jacinto Ligeiro, de 57 anos, ficou gravemente ferido, após a…