Área queimada no Brasil quase dobrou em um ano, diz MapBiomas


Pesquisa do projeto MapBiomas revela que a área queimada no Brasil em 2024 quase dobrou em relação ao ano anterior, acumulando uma diferença de 14 milhões de hectares a mais. Ao todo, 29,7 milhões de hectares foram queimados, 90% a mais do que no ano de 2023 e a maior extensão dos últimos seis anos. O período analisado foi de janeiro até novembro.

A Amazônia foi a mais afetada no período entre janeiro e novembro. Foram queimados 7,6 milhões de hectares de florestas, segundo o levantamento.

O segundo bioma mais afetado foi o Cerrado, somando mais de 9,6 milhões de hectares. No Pantanal, a área queimada foi de 1,9 milhão de hectares durante o período estudado.

Nos demais biomas, a área queimada foi de 1 milhão de hectares na Mata Atlântica; 297 mil hectares na Caatinga e 3,3 mil hectares no Pampa.

Nos 11 primeiros meses deste ano, o estado que mais teve queimadas foi o Pará, acumulando 23% de toda a área queimada no Brasil. Logo depois estão Mato Grosso e Tocantins, com 6,8 milhões e 2,7 milhões de hectares, respectivamente.

A vegetação nativa foi a mais atingida pelo fogo, com 73% do total, sendo a mais afetada em novembro. As pastagens somaram 6,4 milhões de hectares queimados: 21% do total nacional.

A Amazônia representa 81% do total queimado em novembro. Os 1,8 milhão de hectares representam o dobro em relação à média para o mês nos últimos seis anos.

“Esse crescimento da área queimada na Amazônia reflete não apenas a intensificação das atividades humanas, mas também a continuidade de condições climáticas adversas, com a seca que já marcava 2023 e se prolongando por 2024. Este aumento considerável evidencia a crescente vulnerabilidade das florestas diante da seca prolongada e da pressão do desmatamento”, explicou Felipe Martenexen, pesquisador do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (Ipam) e da equipe do Monitor do Fogo do MapBiomas.

A CNN procurou o Ministério do Meio Ambiente pra obter um posicionamento, mas ainda não recebeu resposta.


* Sob supervisão



Fonte do Texto

VEJA MAIS

Discussão por causa de cachorro termina com advogado morto no Paraná

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) investiga o homicídio do advogado Jardel de Jesus Costa…

Ficamos velhos porque deixamos de brincar; pense nisso!

Muitas vezes olhamos para os idosos como, se por terem mais idade, não tivessem mais…

Prisioneiro libertado que disse ser vítima do regime de Assad era um oficial de inteligência, dizem moradores

Um homem que foi filmado pela CNN sendo libertado por rebeldes de uma prisão de…