Argentina pede ajuda, e Amorim intercede com Maduro sobre refugiados em embaixada


A ministra das Relações Exteriores da Argentina, Diana Mondino, pediu ajuda do Brasil com a situação de seis opositores ao governo de Nicolás Maduro refugiados desde março na embaixada argentina em Caracas.

A CNN apurou que o assunto foi levado pelo assessor internacional do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Celso Amorim, na conversa reservada que ele teve com Maduro na segunda-feira (29).

Mondino falou sobre a situação dos refugiados em ligação telefônica para o chanceler brasileiro, Mauro Vieira, também na segunda.

A oposição alertou interlocutores de Amorim sobre a possibilidade de que forças de segurança e agentes do governo venezuelano invadam a embaixada e prendam os refugiados — o que representaria grave violação das convenções internacionais.

O apelo de Mondino ao Itamaraty ocorre apesar de uma relação distante entre os presidentes Lula e Javier Milei. Mesmo na ausência de diálogo entre os dois líderes, as diplomacias do Brasil e da Argentina têm atuado para preservar as relações de Estado.

O governo brasileiro reconhece aumento de tensão na Venezuela de segunda para terça-feira.

Ao se declarar reeleito, Maduro exigiu a saída de diplomatas das embaixadas de Argentina, Chile, Costa Rica, Peru, Panamá, República Dominicana e Uruguai.

Por enquanto, o presidente Lula espera o retorno de Amorim ao Brasil para decidir sobre um posicionamento mais contundente a respeito das eleições.

A avaliação de diplomatas brasileiros é de que a pressão internacional pressiona Maduro a apresentar a atas de votação. A oposição diz que acessou 73% das atas das eleições de domingo e que o presidente eleito seria Edmundo González.



Fonte do Texto

VEJA MAIS

saiba o que vem depois da prova

O domingo (24) foi de prova do Enade 2024 (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes)…

Emirados Árabes Unidos prendem suspeitos de assassinato de rabino israelense

Autoridades dos Emirados Árabes Unidos prenderam três pessoas suspeitas de assassinar um rabino israelense-moldávio no…

Genro dá golpe de R$30 milhões na sogra para aplicar em bitcoins em Goiás

A Delegacia Especializada no Atendimento ao Idoso de Goiânia (GO) investiga um homem que deu…