No palco natural do Pantanal mato-grossense, as onças-pintadas brilharam como verdadeiras estrelas em 2024. Com suas pelagens exuberantes e atitudes majestosas, esses felinos carismáticos não só dominaram as câmeras como também os nossos corações.
O projeto Jaguar ID, que monitora as onças da região do Parque Estadual Encontro das Águas – maior concentração de onças-pintadas do mundo, revelou os grandes nomes do ano. Prepare-se, porque o ranking das “amostradinhas” está imperdível!
Marcela no tapete vermelho
Com 95 aparições, Marcela foi a onça mais avistada no Pantanal em 2024. Sua presença constante e deslumbrante deixou turistas e pesquisadores encantados. Se o Pantanal tivesse um tapete vermelho, ela certamente seria a protagonista.
Patrícia e Makala: a dupla que conquistou o público
Nada derrete mais corações do que mãe e filhote em ação. Patrícia, a “supermamãe”, e seu filhote Makala tiveram 11 momentos fofíssimos registrados, mostrando que o Pantanal também é lugar de muita ternura.
Os caçadores de elite
No quesito habilidade, Patrícia mais uma vez brilhou como a principal predadora do Pantanal, ao lado de Ousado. Juntos, eles lideraram um impressionante ranking de 63 caçadas bem-sucedidas, com presas como jacarés, capivaras, ariranhas, iguanas e até sucuris.
O crescimento da população de onças-pintadas
Em 2024, o projeto registrou 137 indivíduos no Pantanal, sendo 73 fêmeas e 59 machos. Esse número representa um aumento de 7,8% em relação a 2023, quando foram registrados 127 felinos.
-
Onça-pintada é flagrada atacando sucuri no Pantanal; imagens surpreendem
-
Onça-pintada salta mais de 8m de altura para pegar jacaré no Pantanal
-
Onça-pintada dá show de fofura ao brincar com seu filhote; veja vídeo