Está chegando o grande dia! O Campeonato Sul-Mato-Grossense Série A 2025 começa no próximo sábado (18), e o Primeira Página conversou com as equipes para saber qual a expectativa com o retorno da competição.
As expectativas dos times foram publicadas em duas matérias. Na primeira, você pode conferir o que esperam sobre o campeonato os times: Operário, Aquidauanense, Costa Rica, Coxim e Pantanal SAF.
Nesta segunda matéria, você confere as expectativas dos técnicos e presidentes dos times: Dourados Atlético Clube; Ivinhema Futebol Clube; Esporte Clube Águia Negra; Clube Esportivo Naviraiense; e Corumbaense Futebol Clube. Confira abaixo:
Ivinhema Futebol Clube
Com um histórico de boas campanhas, o Ivinhema chega à competição buscando manter sua tradição de estar entre os destaques. Apesar do pouco tempo de preparação, o técnico Douglas Ricardo demonstrou confiança no trabalho realizado e na qualidade de sua equipe:
“A expectativa nossa é de fazer um bom campeonato, buscar sempre brigar pela ponta, esse é o objetivo. O Ivinhema sempre foi um time que chegou e a gente não pode pensar diferente. Então, confio nos atletas que aqui estão, acho que nós temos condições sim de fazer uma boa campanha. Apesar do tempo ser curto, estamos trabalhando forte para isso, e é isso que a gente espera, e eu confio muito nos atletas como comandante deles. Foram todos atletas escolhidos a dedo, muitos deles já trabalham comigo há algum tempo, então a nossa expectativa é a melhor possível”.
Douglas Ricardo, técnico do Ivinhema
Esporte Clube Águia Negra
Após um período de preparação limitado, o Águia Negra busca garantir sua permanência na elite do futebol estadual. Reconhecendo as dificuldades, o técnico José Oliveira destacou a tradição e o potencial do time para surpreender na competição:
“A expectativa é sempre a melhor possível. Fazer um campeonato bem sólido, bem constante. O nosso primeiro objetivo é a gente se manter na divisão. Sabemos da grandeza de Operário, Dourados, Costa Rica, mas o Águia Negra também é um time de camisa. Embora com um fôlego financeiro bem inferior. Enfim, mas a expectativa é a melhor possível. A gente conseguiu trabalhar 25 dias para o início da competição.Então a expectativa é a melhor possível. Primeiro a gente se consolidar na divisão novamente, O Águia Negra não pode ficar fora da primeira divisão estadual, é um time grande, o maior campeão do interior, então a gente tem que ser bem sólido na competição, o primeiro objetivo é a gente se manter e, lógico, depois é buscar uma classificação, e aí a partir da hora que você conseguir essa classificação, eu acho que é uma outra competição, um outro campeonato, onde as coisas vão se igualar”.
José Oliveira, técnico do Águia Negra
Para o presidente Iliê Vidal, o campeonato também é visto como uma oportunidade de recomeço para o clube e o futebol sul-mato-grossense como um todo. Ele ressaltou a importância de reconquistar a torcida e a visibilidade:
“A expectativa é de primeiro permanecer na série A. Porque tem vários times bem montados e com estrutura financeira melhor que a nossa. Mas resta uma esperança que é aquela que o futebol nunca é exato. Pode ser que nos surpreendamos. O que eu espero é que tenhamos um ótimo campeonato, com um recomeço para nosso futebol, que os times possam empolgar mais os torcedores para aumentar públicos nos estádios, consequentemente haver mais interesse da mídia e internautas para que em um futuro próximo nosso estado volte a ter clubes bem representando o estado em competições nacionais”.
Iliê Vidal, presidente do Águia Negra
Dourados Atlético Clube
Com quatro anos de história, o Dourados aposta em um técnico campeão sul-mato-grossense para conquistar o título inédito do campeonato estadual. Em 2025, Ito Roque, campeão em 2021 com o Costa Rica, comanda o DAC.
Até o fechamento desta reportagem, o Primeira Página não teve resposta dos representantes do Dourados Futebol Clube.
Clube Esportivo Naviraiense
Em busca de bons resultados, o Naviraiense aposta na liderança do técnico Fernando Lopes, que chega com a missão de levar o time a uma temporada de destaque. Confiante na força do elenco e no apoio da torcida, ele compartilhou sua visão para o campeonato:
“A expectativa é de fazer um grande campeonato, uma grande temporada e buscar estar sempre entre os primeiros colocados. Esse é o nosso maior desafio. A gente sabe também que será um campeonato muito disputado devido às mudanças que tiveram, então acredito que será um dos melhores campeonatos dos últimos anos. A gente vai trabalhar arduamente todos os dias, principalmente para fazer bons jogos, poder trazer o torcedor pro nosso lado. A gente conta muito com o apoio da nossa torcida. Sabemos que em casa a torcida nos apoiou muito, então isso é um fator positivo pro nosso lado”.
Fernando Lopes, técnico do Naviraiense
Corumbaense Futebol Clube
O Corumbaense, que se destacou na Série B em 2023 e figurou entre os quatro primeiros da Série A em 2024, entra em 2025 com grande expectativa. Após um período mais longo de planejamento, o clube almeja protagonismo na competição, como destaca o representante da equipe:
“A expectativa da gente do Corumbaense Futebol Clube aqui para o campeonato deste ano é muito boa. Tivemos mais tempo para trabalhar, diferentemente de 2023, quando viemos da Série B. Apesar das dificuldades, em 2024 ficamos entre os quatro primeiros. Para este ano, conseguimos nos planejar melhor, conversar com os jogadores antes das contratações e alinhar tudo com o treinador Charles. O Corumbaense nunca pode entrar como coadjuvante no campeonato; tem que ser sempre protagonista. A torcida cobra bastante e é muito empolgada. Temos a maior média de público do estadual, com torcedores sempre presentes no estádio. Isso nos impulsiona a sermos protagonistas dentro e fora de casa. Se Deus quiser, estaremos na grande final.”
Kiko Mujica, vice presidente do Corumbaense
O Campeonato Sul-Mato-Grossense Série A 2025 promete movimentar o cenário esportivo estadual, trazendo desafios e oportunidades para as equipes. Para quem vai sua torcida?