Ataque de drone ucraniano causa incêndio em depósito de petróleo na Rússia

CNN Brasil


Um ataque de drone ucraniano durante a noite provocou um incêndio em um depósito de petróleo na região sul de Krasnodar, na Rússia, que já foi extinto, disseram autoridades regionais nesta quarta-feira (5).

O governador da região de Krasnodar, Veniamin Kondratyev, informou no aplicativo de mensagens Telegram nesta quarta-feira que destroços de UAV caíram em um tanque e um incêndio começou na vila de Novominskaya.

Uma série de ataques de drones ucranianos às instalações de energia da Rússia provocaram incêndios nos últimos dias em uma grande refinaria de petróleo na região de Volgogrado, bem como na planta de processamento de gás de Astrakhan.

“O incêndio em um tanque com resíduos de produtos petrolíferos na vila de Novominskaya no distrito de Kanevsky foi totalmente extinto”, afirmaram as autoridades operacionais da região no Telegram.

Anteriormente, Kondratyev, disse que não houve feridos no incêndio causado por destroços de drones em queda.

Uma equipe de 19 pessoas com equipamentos estava combatendo as chamas, explicou ele.

O governador não informou qual depósito estava em chamas nem detalhou a extensão dos danos.

O ministério da defesa russo declarou que quatro drones da Ucrânia foram destruídos sobre o território russo durante a noite, mas não mencionou a região de Krasnodar em um comunicado no Telegram.

Apenas drones nos sistemas de defesa aérea destruídos foram registrados, sem informações de quantos foram lançados.

Não houve comentários imediatos do governo ucraniano.

Kiev afirma que seus ataques dentro da Rússia visam destruir a infraestrutura essencial para a guerra de Moscou na Ucrânia e são em resposta ao bombardeio contínuo russo no país.

Entenda a Guerra entre Rússia e Ucrânia

A Rússia invadiu a Ucrânia em fevereiro de 2022 e entrou no território por três frentes: pela fronteira russa, pela Crimeia e por Belarus, país forte aliado do Kremlin.

Forças leais ao presidente Vladimir Putin conseguiram avanços significativos nos primeiros dias, mas os ucranianos conseguiram manter o controle de Kiev, ainda que a cidade também tenha sido atacada. A invasão foi criticada internacionalmente e o Kremlin foi alvo de sanções econômicas do Ocidente.

Em outubro de 2024, após milhares de mortos, a guerra na Ucrânia entrou no que analistas descrevem como o momento mais perigoso até agora.

As tensões se elevaram quando o presidente russo, Vladimir Putin, ordenou o uso de um míssil hipersônico de alcance intermediário durante um ataque em solo ucraniano. O projétil carregou ogivas convencionais, mas é capaz de levar material nuclear.

O lançamento aconteceu após a Ucrânia fazer uma ofensiva dentro do território russo usando armamentos fabricados por potências ocidentais, como os Estados Unidos, o Reino Unido e a França.

A inteligência ocidental denuncia que a Rússia está usando tropas da Coreia do Norte no conflito na Ucrânia. Moscou e Pyongyang não negam, nem confirmam o relato.

O presidente Vladimir Putin, que substituiu seu ministro da Defesa em maio, disse que as forças russas estão avançando muito mais efetivamente – e que a Rússia alcançará todos os seus objetivos na Ucrânia, embora ele não tenha dado detalhes.

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, disse acreditar que os principais objetivos de Putin são ocupar toda a região de Donbass, abrangendo as regiões de Donetsk e Luhansk, e expulsar as tropas ucranianas da região de Kursk, na Rússia, das quais controlam partes desde agosto.



Fonte do Texto

VEJA MAIS

Como fica a guerra entre Israel e Hamas com a proposta de Trump?

O plano do presidente Donald Trump de mover palestinos da Faixa de Gaza para países…

Polícia resgata macacos e filhotes de jacaré em potes de sorvete em SP

Vinte filhotes de jacaré e cinco macacos foram resgatados pela Polícia Militar Rodoviária na última…

Consulta ao abono salarial PIS-Pasep 2025 começa nesta quarta

Estava empregado em 2023 e quer saber se tem direito ao abono salarial PIS-Pasep 2025?…