Um ataque com míssil russo em Kryvyi Rih, cidade natal do presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, nesta sexta-feira (4) matou pelo menos 16 pessoas, incluindo seis crianças, de acordo com autoridades ucranianas. O ataque também feriu mais de 50 pessoas.
Zelensky ofereceu condolências às famílias dos mortos e feridos em seu discurso noturno depois da ofensiva.
“Muitos feridos, casas danificadas. O míssil atingiu a área próxima a prédios residenciais — um parquinho infantil, ruas comuns”, afirmou o presidente ucraniano.
A Rússia também atingiu uma usina de energia em Kherson com um drone nesta sexta-feira, acrescentou Zelensky.
“Tais ataques não podem ser uma coincidência — os russos sabem que esta é uma instalação de energia”, afirmou o presidente. “Esses tipos de instalações devem ser protegidos de quaisquer ataques, conforme as promessas que a Rússia fez ao lado americano.”
Em uma declaração no Telegram, o Ministério da Defesa russo afirmou que o ataque teve como alvo uma reunião entre oficiais ucranianos e ocidentais, descrevendo-o como “um ataque de alta precisão… com um míssil explosivo no local de uma reunião com comandantes de unidade e instrutores ocidentais em um dos restaurantes na cidade de Kryvyi Rih”.
“Como resultado do ataque, o inimigo perdeu até 85 militares e oficiais de países estrangeiros, bem como até 20 veículos”, afirmou a postagem.
A CNN entrou em contato com as autoridades ucranianas para obter mais informações.