Pelo menos 13 pessoas foram mortas em ataques aéreos israelenses contra casas no campo de Nuseirat, no centro de Gaza, neste sábado (20), de acordo com autoridades hospitalares e a Defesa Civil de Gaza.
O número de mortos veio de dois ataques separados no acampamento, disseram as autoridades.
Em resposta à pergunta da CNN Internacional sobre os últimos ataques, as Forças de Defesa de Israel (IDF) disseram: “durante a noite, as IDF atingiram alvos terroristas em toda a Faixa de Gaza, incluindo terroristas e locais de infraestrutura terrorista na área de Nuseirat”.
“As IDF estão fazendo esforços significativos para mitigar danos a civis não envolvidos e estão operando de acordo com a lei internacional contra as organizações terroristas Hamas e Jihad Islâmica na Faixa de Gaza, que estão operando sistemática e cinicamente de dentro da infraestrutura civil.”
A Defesa Civil de Gaza também disse que um bloco residencial foi atingido ao sul de Nuseirat, com autoridades hospitalares dizendo que receberam três corpos.
“Há pouco tempo, um [bloco] de torres foi bombardeado”, disse Mahdi Abdullah, um homem do norte de Gaza deslocado em Nuseirat, à CNN Internacional.
“A situação é difícil aqui, e estou esperando as coisas se acalmarem para que eu possa retornar ao meu lugar.”
O exército israelense lançou vários ataques em Nuseirat, incluindo um bombardeio a várias escolas administradas pela ONU que abrigam pessoas deslocadas.
O exército israelense disse que seus alvos eram complexos do Hamas operando dentro das escolas.
Moradores de Nuseirat descreveram que vivem com medo constante de serem bombardeados e de uma situação humanitária em deterioração.
“A situação é assustadora”, disse Rahma Abu Hajjaj, uma mãe de cinco filhos de 39 anos de Nuserirat.
“Não há avisos, não há alarmes quando casas são bombardeadas, estamos nos escondendo o tempo todo e não sabemos por que eles estão mirando nessas casas.”
O Ministério da Saúde de Gaza disse que 37 pessoas foram mortas e 54 ficaram feridas nas últimas 24 horas devido às operações militares israelenses em andamento na Faixa de Gaza.
O ministério disse que o número total de mortes desde 7 de outubro agora é de 38.919 pessoas, com outras 89.622 pessoas feridas. O ministério não diferencia entre civis e combatentes mortos.
Israel lançou sua campanha terrestre em Gaza após os ataques do Hamas em 7 de outubro, que mataram cerca de 1.200 pessoas.
Compartilhe: