Com o vencimento do IPVA 2025 se aproximando, é importante que os contribuintes fiquem em alerta para um velho conhecido: o golpe. Para garantir que seu dinheiro vá para os cofres públicos e não para as mãos de criminosos, veja algumas dicas da Sefaz-MT (Secretaria de Fazenda de Mato Grosso):
Como não cair em golpes no pagamento do IPVA:
- Utilize apenas os canais oficiais: Realize o pagamento do IPVA exclusivamente através dos sites da Sefaz-MT, do portal do Governo do Estado, do Detran-MT ou pelo aplicativo MT Cidadão.
- Desconfie de links em buscas: Evite clicar em links de pagamento que aparecem nos primeiros resultados de buscas, muitos sites falsos utilizam anúncios pagos para estar em destaque.
- Verifique o endereço do site: Antes de inserir seus dados, certifique-se de que o endereço eletrônico do site é o oficial.
- Confirme o destinatário do pagamento: No comprovante de pagamento, o beneficiário deve ser o “Estado de Mato Grosso”. Qualquer outro nome indica que você pode estar caindo em um golpe.
- Em caso de dúvidas, procure os canais oficiais: Se tiver alguma dúvida sobre o pagamento do IPVA, entre em contato com a Sefaz através dos canais de atendimento oficiais.
E se eu cair em um golpe?
Se você acredita ter sido vítima de um golpe ao realizar o pagamento do IPVA, registre um Boletim de Ocorrência em uma delegacia da Polícia Civil ou pela Delegacia Virtual.
Além disso, entre em contato com a ouvidoria da Sefaz ou com o canal Fale Cidadão da Controladoria Geral do Estado (CGE) para comunicar o ocorrido.