Atletas de MT lutam por medalhas nas Olímpiadas de Paris


Cinco atletas de Mato Grosso seguem na disputa por medalhas após uma semana do início das Olímpiadas de Paris 2024, e neste sábado (3), duas atletas representam o estado em suas respectivas provas, com a chance de alcançar o pódio

Ana Sátila, do caiaque cross, disputou final olímpica e Ana Vitória, da seleção brasileira de futebol feminino, joga pelas quartas de final.

Ana Sátila, do caiaque cross, e Ana Vitória, da seleção brasileira de futebol feminino. (Foto: Alexandre Loureiro/ COB)

Ana Sátila

A atleta mineira Ana Sátila viveu parte de sua infância em Primavera do Leste, a 239 km de Cuiabá, e morou em Mato Grosso por muitos anos, onde começou a treinar canoagem no Rio das Mortes.

A canoísta conquistou um feito histórico para o Brasil ao garantir o 4º lugar na final do caiaque e o 5º na disputa da canoa individual da canoagem slalom, está prestes a disputar uma nova competição nesta manhã.

Após cravar o quinto melhor tempo no ranqueamento do caiaque cross, ela disputou a final da prova.

Ana Sátila, atleta da canoagem. (Foto: Luiza Moraes/COB)
Ana Sátila, atleta da canoagem. (Foto: Luiza Moraes/COB)

No entanto Sátila ficou atrás da britânica Kimberley Woods e da holandesa Martina Wegman — as duas primeiras colocadas avançaram para a disputa que ocorre no domingo (4) — e volta às águas para a repescagem disputada a partir das 13h05 (horário de Brasília).

Ana Vitória

Já a meio-campista, Ana Vitória, natural de Rondonópolis, a 218 km da capital mato-grossense, conseguiu a classificação junto a seleção brasileira de futebol feminino para as quartas de final da competição, depois de terminarem em terceiro lugar na chave do Grupo C.

A mato-grossense convocada pela Seleção Brasileira para a Copa do Mundo Feminina de Futebol é a primeira jogadora do estado a ser convocada para um mundial.

A partida contra a seleção da França ocorre na parte da tarde, às 15h.

Ana Vitória iniciou a trajetória com a camisa do Rondonópolis Esporte Clube, passou por Mixto e Corinthians até chegar ao futebol europeu. (Foto: Reprodução)
Ana Vitória iniciou a trajetória com a camisa do Rondonópolis Esporte Clube, passou por Mixto e Corinthians até chegar ao futebol europeu. (Foto: Reprodução)

Por garantirem uma vaga nas Olimpíadas, os atletas de Mato Grosso recebem do estado um valor de R$ 30 mil. Se ganharem medalhas, independentemente se de bronze, prata ou ouro, os esportistas recebem a premiação de R$ 100 mil do Governo do Estado

Os demais atletas mato-grossenses, como Lissandra Campos, bolsista do projeto Olimpus MT; Almir Jr (salto triplo); e Caroline Santos (taekwondo) têm provas marcadas para serem realizadas na próxima semana, nos dias 6, 7 e 9 de agosto.

A jogadora Isadora Lopes, atleta Olimpus MT, e Yasmin Soares, ambas da seleção brasileira feminina de rúgbi sevens, foram derrotadas pelo Japão por 39 a 12 na última segunda-feira (29) e se despediram desta edição dos Jogos Olímpicos.





Fonte do Texto

VEJA MAIS

Governo Trump: veja últimas nomeações anunciadas pelo presidente eleito

O presidente eleito, Donald Trump, anunciou uma enxurrada de novas escolhas para o gabinete e…

Onze estados relatam falta de algum tipo de vacina; veja quais são e o que diz o governo

Pelo menos 11 estados do país registram falta de algum tipo de vacina, de acordo…

abrigo faz campanha para tornar o Natal de idosos mais especial

O Lar dos Idosos São Vicente de Paulo, em Várzea Grande, região metropolitana de Cuiabá,…