Áudio revela que piloto pediu “retorno imediato“ antes de queda em SP

CNN Brasil


Um áudio de um piloto que aguardava para decolar no Aeroporto Campo de Marte, nesta sexta-feira (7), revelou que o comandante da aeronave que caiu em São Paulo, solicitou retorno imediato instantes antes do acidente.

No áudio que a CNN teve acesso, não houve mais comunicação após o pedido.

“Ele [piloto] não declarou emergência. Ele falou: ‘torre, solicito retorno imediato, fox-echo-mike, e aí não falou mais nada. A torre tentou chamar ele, tentou chamar ele, e mais nada. Logo vi a fumaça, decolou helicópteros. Complicado, viu. Que triste”, relatou o piloto no áudio.

A aeronave caiu na manhã desta sexta na Avenida Marquês de São Vicente, zona oeste de São Paulo, e atingiu um ônibus da empresa Viação Santa Brígida.

Com a queda, a aeronave explodiu e os destroços acertaram uma moto. A via precisou ser interditada devido ao incêndio.

Cerca de 10 linhas de ônibus tiveram que ser desviadas por conta da interdição na região.

Segundo a empresa de ônibus, 30 pessoas estavam no coletivo no momento do acidente. Duas pessoas sofreram ferimentos leves e receberam atendimento.

O motorista do ônibus teve um mal súbito e também foi atendido.

Queda depois da decolagem

O bimotor turboélice decolou do Aeroporto Campo de Marte, em São Paulo, e tinha como destino a cidade de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, de acordo com apuração da CNN.

De acordo com registro do site Flightradar24, o avião decolou às 7h17 (horário de Brasília). O monitoramento mostra que a aeronave iniciou uma curva acentuada à esquerda na região da Avenida Ordem e Progresso, na zona Norte.

Na sequência, o avião atravessa a Marginal Tietê, entre as pontes Júlio de Mesquita Neto e do Limão, até a queda na Avenida Marquês de São Vicente, na Barra Funda.

As duas pessoas que morreram carbonizadas foram identificadas como o advogado Márcio Louzada Carpena, de 49 anos, e o piloto Gustavo Carneiro Medeiros.

A aeronave caiu a cerca de um quilômetro do Allianz Parque e do Bourbon Shopping.

O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), vinculado à Força Aérea Brasileira (FAB), vai investigar o caso.



Fonte do Texto

VEJA MAIS

SP: São 7 feridos em queda de avião; veja reação das pessoas em ônibus

Conforme apurado pela CNN, ao todo, sete pessoas que estavam no solo ficaram feridas. Segundo…

Polícia Penal impede fuga de 15 detentos em Peixoto de Azevedo

A Polícia Penal frustrou uma tentativa de fuga de 15 detentos na Cadeia Pública de…

Interesse dos EUA ajuda a negociar separação da Groenlândia, diz partido

O interesse norte-americano deu força ao movimento pela independência da Groenlândia e posicionou melhor o…