Avião da Air Canada registra suposta falha no trem de pouso

CNN Brasil


Um voo da Air Canada Express “teve um suposto problema no trem de pouso” após chegar ao Aeroporto Internacional Halifax Stanfield, na Nova Escócia, província marítima do leste do Canadá, na noite de sábado (28), de acordo com a companhia aérea. Não há relatos de feridos.

O voo AC2259 – que decolou de St. John’s, na província de Terra Nova e Labrador – foi subsequentemente “incapaz de chegar ao terminal e os clientes foram desembarcados usando um ônibus”, disse o porta-voz da Air Canada, Peter Fitzpatrick, em uma declaração à CNN. O voo, operado pela parceira PAL Airlines, transportava 73 passageiros, disse a declaração.

O avião – um De Havilland DHC-8-402, de acordo com o Conselho de Segurança nos Transportes do Canadá – derrapou na pista por uma distância “razoável”, e os passageiros viram chamas no lado esquerdo da aeronave, disse a passageira Nikki Valentine, parceira de coleta de notícias da CNN, CBC.

“O avião balançou bastante e começamos a ver fogo no lado esquerdo do avião e fumaça começou a entrar pelas janelas”, disse Valentine.

O acidente no Canadá ecoou um acidente muito mais grave – e mortal – na Coreia do Sul na manhã de domingo (30), horário local, quando um voo da Jeju Air caiu no Aeroporto Internacional de Muan, matando 179 pessoas. Autoridades e especialistas em aviação dizem que um mau funcionamento do trem de pouso parece provável naquele incidente.

Embora ninguém tenha se ferido no Canadá, “sabemos que este incidente foi perturbador para os clientes e continuamos disponíveis para ajudá-los”, disse o comunicado da Air Canada.

O campo de aviação ficou fechado por cerca de 90 minutos antes que uma de suas duas pistas fosse liberada para operações de voo, disse Tiffany Chase, porta-voz da Autoridade do Aeroporto Internacional de Halifax, em um comunicado.

“Quatro voos foram desviados e houve vários cancelamentos e atrasos enquanto o campo de aviação estava fechado”, acrescentou ela.

O incidente será investigado pelo Transportation Safety Board of Canada, que em um aviso no domingo disse que estava enviando uma equipe de investigadores ao aeroporto. Eles devem chegar mais tarde no domingo.

Enquanto isso, a aeronave permanece na pista, disse Chase. A Air Canada está esperando o Transportation Safety Board liberar a aeronave antes de devolver os pertences dos clientes.

A causa do suposto problema no trem de pouso é desconhecida, disse a companhia aérea, acrescentando: “Por respeito ao processo investigativo, não podemos especular e não temos informações adicionais para fornecer neste momento”.



Fonte do Texto

VEJA MAIS

Taxa de Preservação de Fernando de Noronha é reajustada e passa de R$ 100 por dia

Os turistas que visitarem Fernando de Noronha em 2025 terão que desembolsar R$ 101,33 por…

Inscrições abertas para o alistamento militar feminino; 1,5 mil vagas

O ano começou com novidade para mulheres que sonham ingressar nas Forças Armadas do Brasil.…

Vítimas do ataque em Nova Orleans incluem estudante e ex-jogador universitário

Um pai de dois filhos, um ex-jogador de futebol americano universitário e um estudante da…