Um Airbus A320 da Latam arremeteu na tarde da última segunda-feira (31) no Aeroporto de Guarulhos (SP) após outra aeronave, de pequeno porte, um Beechcraft G58, ocupar parte da pista, impedindo o pouso. O voo LA8139 vinha da cidade de Buenos Aires, na Argentina.
No momento da tentativa de pouso, o Beechcraft estava a cerca de 1,6 quilômetros do A320 da Latam, segundo informou a controladora da torre de Guarulhos.
Procurado, o Aeroporto de Guarulhos declarou que a manobra realizada é um procedimento padrão da aviação, e que tudo ocorreu dentro da normalidade.
Em nota, a Latam informou que o voo “precisou arremeter por uma questão operacional do aeroporto, pousando logo em seguida em total segurança”.
“A LATAM reitera que a arremetida é um procedimento padrão de segurança na aviação e reafirma que adota todas as medidas técnicas e operacionais para garantir uma operação segura para todos”, disse outro trecho da nota.
A CNN também procurou o DECEA (Departamento de Controle do Espaço Aéreo), órgão responsável pela organização do espaço aéreo brasileiro, mas não obteve retorno até a publicação desta reportagem.