Avião usado no tráfico internacional é apreendido pela PF em Mato Grosso


A Polícia Federal apreendeu um avião nesta quarta-feira (30), em Guarantã do Norte, durante a segunda fase da Operação Proa Clandestina. De acordo com as investigações, a aeronave era usada por uma organização criminosa para o transporte de cocaína, tanto no Brasil quanto para o exterior.

A ação teve como foco o cumprimento de mandados de busca e apreensão contra duas aeronaves, mas apenas uma foi localizada no aeroporto municipal da cidade. Também foi cumprido um mandado de busca pessoal contra um dos investigados.

Aeronave encontrada pela PF. (Foto: Reprodução)

De acordo com o delegado federal Gustavo Coutinho Vasquez, a investigação indica que o grupo criminoso atuava adquirindo, adaptando e utilizando aviões exclusivamente para o transporte de entorpecentes.

delegado da PF
Delegado federal Gustavo Coutinho Vasquez deu entrevista coletiva nesta manhã em Sinop. (Foto: Reprodução)

As provas apontam que a cocaína era trazida do Paraguai por via aérea. Os suspeitos preparavam as aeronaves para atravessar longas distâncias com a droga, explicou.

Operação Proa Clandestina

A primeira fase da operação, realizada há um mês, atingiu uma estrutura criminosa envolvida no roubo de aviões e no tráfico internacional de drogas. Na ocasião, foram cumpridos quatro mandados de prisão, dois de prisão temporária e 11 de busca e apreensão. O juiz também determinou o bloqueio de bens no valor de R$ 4 milhões.

As investigações começaram em fevereiro deste ano, após o roubo de uma aeronave avaliada em mais de R$ 1,1 milhão, em um aeroporto particular no município de Nova Ubiratã (MT). Desde então, a PF apura a atuação do grupo nas regiões de fronteira com a Bolívia e o Paraguai.

A Operação Proa Clandestina conta com apoio da 7ª Vara Federal de Mato Grosso e apura crimes de tráfico de drogas, associação para o tráfico e organização criminosa. Segundo a polícia, o espaço aéreo brasileiro tem sido cada vez mais utilizado por organizações criminosas para facilitar a logística do tráfico interestadual e internacional.



Fonte do Texto

VEJA MAIS

Idoso é feito refém e amarrado durante roubo dentro de casa em Cáceres

Um idoso de 68 anos foi feito refém e teve mãos e pés amarrados durante…

MPMS exige ações de segurança após mortes no rio Aquidauana

Com os recorrentes casos de afogamento no rio Aquidauana, o MPMS (Ministério Público de Mato…

Suspeita de irregularidade causa suspensão de contratos de Prefeitura e Câmara de Tabaporã

A Justiça de Mato Grosso suspendeu um contrato da Câmara Municipal de Tabaporã, no valor…