O incêndio florestal que atinge o Parque Nacional da Chapada Diamantina, no coração da Bahia, ganhou reforço no combate às chamas esta sexta-feira (28). Mais 20 bombeiros militares e um helicóptero foram enviados para atuar em conjunto com brigadistas voluntários e do Instituto Chico Mendes (ICMBio).
De acordo com o Corpo de Bombeiros, o fogo, de grandes proporções, foi detectado desde quinta-feira (27) nos locais próximos ao Mucugezinho, Serra dos Brejões e Pai Inácio – um importante cartão postal da região. As chamas se espalham rapidamente pela vegetação, que em muitos lugares está seca, e se aproximaram de casas, deixando os moradores apreensivos.
O combate tem mais de 24 horas de atuação, inicialmente com 25 militares. “Deslocamos bombeiros especialistas em prevenção e combate a incêndios florestais e hoje estamos enviando um reforço de mais 20 militares, e um helicóptero”, explicou o comandante-geral do CBMBA, o coronel BM Aloísio Mascarenhas Fernandes.
“Nossa meta principal é preservar vidas e propriedades, além da fauna e da flora local. Estamos avançando muito no combate, e temos como maior dificuldade o relevo característico da região, as altas temperaturas, baixa umidade relativa do ar e ventos fortes, que aumentam a velocidade de propagação do incêndio” finalizou.
Ainda segundo os militares, para chegarem ao local atingido as equipes seguem por áreas de difícil acesso e com pontos bastante íngremes. “Enquanto atacam os focos de incêndios, os militares também constroem aceiros para evitar que as chamas atinjam outras regiões”, acrescentou o comando.
Veja atual situação do local:
Apesar da ameaça para fauna e flora local, não há registro de feridos e nem de pessoas que deixaram suas casas.
Vale lembrar que a Chapada Diamantina é conhecida pelas belezas naturais, é também de grande importância para a conservação da biodiversidade e do patrimônio local. Mas enfrenta desafios recorrentes com incêndios florestais. Esses eventos prejudicam ainda as comunidades que dependem do turismo e dos recursos naturais da região.
A Polícia Civil investiga a causa do incêndio. A população foi orientada a evitar áreas de risco e colaborar com as equipes de emergência.