Babalaô Ivanir homenageia papa Francisco e relembra encontro em 2013

CNN Brasil


O Babalaô Ivanir dos Santos, uma das principais vozes na luta contra a intolerância religiosa no Brasil, prestou homenagem ao Papa Francisco nesta segunda-feira (21), após a notícia da morte do pontífice. Em fala emocionada, Ivanir lembrou o encontro que teve com o Papa em 2013, durante a Jornada Mundial da Juventude, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro — um momento que marcou a história do diálogo inter-religioso no país.

“Hoje acordamos muito tristes com a notícia do Papa Francisco, que deixa um grande legado na luta por justiça, por direitos humanos, lutando contra a homofobia, misoginia, a intolerância religiosa e o racismo. Um grande exemplo do diálogo inter-religioso”, disse Ivanir.

O líder religioso ressaltou a importância simbólica de seu encontro com Francisco: “Exemplo disso é o meu encontro com ele em 2013 no Theatro Municipal do Rio. Pela primeira vez, um Papa recebe um sacerdote de matriz africana, que é muito discriminado ainda hoje no país e sofre muita violência.”

Para Ivanir, o gesto do Papa não foi apenas um ato pontual, mas uma mensagem profunda de acolhimento e respeito às religiões que historicamente foram marginalizadas. “Que o Papa deixe que a Igreja se comprometa cada vez mais nesse diálogo, nesse respeito, e que leve a sociedade a ser cada vez mais diversa e respeitosa.”

Francisco, o primeiro Papa latino-americano, destacou-se ao longo de seu pontificado pela defesa de minorias, pela promoção da paz e por abrir espaços de escuta para vozes diversas, inclusive das tradições religiosas afro-brasileiras.



Fonte do Texto

VEJA MAIS

Padre Marcelo Rossi lamenta morte do papa: “Saudades sim, tristeza não“

Papa Francisco, uma voz dos pobres que reformulou a Igreja Católica, faleceu aos 88 anos…

Obelisco de Buenos Aires recebe projeção em homengem ao papa Francisco

O obelisco de Buenos Aires, capital da Argentina, foi iluminado na noite desta segunda-feira (21)…

Dom Odilo lamenta morte de papa: “O exemplo dele ficará marcado na igreja“

Dom Odilo Scherer, arcebispo da Arquidiocese de São Paulo, manifestou seu pesar pelo falecimento do…