bacia entre MT e RO entra em leilão nacional


A Bacia dos Parecis, localizada entre Rondônia e Mato Grosso, é a única área terrestre incluída na nova rodada do leilão da Agência Nacional do Petróleo (ANP) para exploração e produção de petróleo. A lista dos setores ofertados na chamada Oferta Permanente de Concessão (OPC) foi publicada pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), no Diário Oficial da União dessa segunda-feira (14).

A Bacia dos Parecis, localizada entre Rondônia e Mato Grosso, é a única bacia terrestre a integrar a nova rodada do leilão. (Foto: ANP)

Ao todo, 16 setores serão ofertados na sessão pública marcada para o dia 17 de junho de 2025.

As áreas estão distribuídas em cinco bacias sedimentares — quatro marítimas e uma terrestre. A definição dos setores foi aprovada durante reunião da Comissão Especial de Licitação (CEL), realizada no dia 11 deste mês.

Além da Bacia dos Parecis, o leilão inclui pela primeira vez quatro setores da Bacia da Foz do Amazonas. Também estarão em oferta cinco setores na Bacia de Santos, quatro na Bacia de Pelotas e um na Bacia Potiguar — todas localizadas em áreas marítimas, o que demonstra o interesse da indústria por novas fronteiras de exploração.

Petroleo em terra firme bacia entre MT e RO entra em leilao nacional 2
Blocos no centro de Mato Grosso estão entre os setores ofertados na sessão pública do 5º Ciclo da OPC. (Foto: ANP)

De acordo com a ANP, 31 empresas estão atualmente inscritas e aptas a apresentar declarações de interesse e garantias de oferta até o dia 12 de maio. Essas declarações são pré-requisitos para participação na sessão pública, onde serão conhecidas as propostas para cada um dos setores.

O novo ciclo reforça o modelo de Oferta Permanente, que visa ampliar a competitividade e atrair investimentos para o setor de óleo e gás no Brasil, com destaque para regiões ainda pouco exploradas como é o caso da Bacia dos Parecis.

O que é Oferta Permanente de Concessão?

Conforme a ANP, a Oferta Permanente de Concessão (OPC) é um modelo de licitação que permite ofertar, de forma contínua, blocos exploratórios e áreas com acumulações marginais de petróleo e gás natural.

Diferente dos leilões tradicionais, a OPC ocorre sob demanda: as áreas só vão a leilão após empresas interessadas manifestarem interesse e apresentarem garantias de oferta.

Cada ciclo da OPC envolve uma série de etapas, como a apresentação das declarações de interesse pelas empresas; a realização da sessão pública de apresentação de ofertas; a qualificação das empresas vencedoras; e a homologação da licitação e assinatura dos contratos de concessão.



Fonte do Texto

VEJA MAIS

PM é flagrado agredindo torcedor do São Paulo antes de jogo no RJ

Um vídeo que circula nas redes sociais mostra um policial militar agredindo um torcedor do…

Trump pretende rotular funcionários federais para facilitar demissões

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta sexta-feira (18) que seu governo está…

Criminosos armados batem moto em ambulância e são presos no Rio

Dois suspeitos em uma motocicleta colidiram com uma ambulância na avenida Brasil, na altura de…