Balanço da Campanha Julho Amarelo realizada em Sapezal

A população realizou testes rápidos com objetivo de identificar as hepatites, sífilis e HIV.

Dos dias 22 a 26 de julho de 2024 foi realizada em Sapezal as ações da campanha Julho Amarelo que teve por finalidade reforçar a vigilância, prevenção e controle das hepatites virais.

A hepatite é uma inflamação do fígado que pode ser causada por vírus ou pelo uso de alguns medicamentos, álcool e outras drogas, assim como por doenças autoimunes, metabólicas ou genéticas.

A Prefeitura municipal de Sapezal, através da Secretaria de Saúde realizou o dia “D” da campanha onde foram disponibilizados para a população de forma gratuita testes rápidos para identificação dessas possíveis infecções.

Além das hepatites os testes rápidos também puderam identificar sífilis e a AIDS. A sífilis é uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST) curável e exclusiva do ser humano, causada pela bactéria Treponema pallidum, que pode causar vários sintomas e ter diferentes fases.

A aids é a doença causada pela infecção do Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV é a sigla em inglês). Esse vírus ataca o sistema imunológico, que é o responsável por defender o organismo de doenças e infelizmente não tem cura somente tratamento.

A mobilização aconteceu durante três dias e em quatro pontos diferentes e conseguiu alcançar um público de 278 pessoas. Desse número, nenhuma pessoa testou positivo para HIV, somente uma positivo para hepatite e foi encaminhada para a consulta com o especialista infectologista.

Seis pessoas ao total testaram positivo para sífilis, o tratamento estava sendo disponibilizado no local assim como as orientações necessárias.

VEJA MAIS

Concurso da AMN tem salário de até R$ 12 mil e prova em todas as capitais

O Governo Federal publicou nesta sexta-feira (22) edital do concurso público para a ANM (Agência…

Azerbaijão pede que países cheguem a um acordo na reta final da COP29

O Azerbaijão, anfitrião da COP29, pediu aos países participantes que superem suas diferenças e cheguem…

MP investiga abordagens policiais de pessoas em situações de rua no RJ

O Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) investiga abordagens policiais contra pessoas em situações…