Os incêndios sem precedentes em Los Angeles têm afetado a vida de muitas pessoas. Uma delas é o barbeiro sul-mato-grossense Waldir Souza, que mora na região afetada pelo fogo há dois anos. O profissional relatou o caos e o cenário de destruição causados pelas chamas. Veja o vídeo abaixo.
Waldir Silva mora a 40 minutos da região que está sendo mais afetada pelos incêndios. Porém, o local do trabalho do barbeiro, fica bem próximo da área de Hollywood e Beverly Hills, fortemente atingidas pelas chamas.
A fumaça tem dificultado a respiração dos moradores e dos trabalhadores na região. Waldir Silva descreveu a situação como “catastrófica”. Ao longo dos dois anos em Los Angeles, o barbeiro não havia vivenciado situação semelhante.
O avanço do fogo tem preocupado o barbeiro. Amigos que moram nas regiões mais afetadas relataram a Waldir momentos de pânico. “Parece que o incêndio está tomando conta de tudo. Está desesperador, estamos em pânico. Por favor, orem! O cheiro de fumaça está insano. O dia se tornou noite em Los Angeles. As chamas continuam”.
Incêndios nos Estados Unidos
Los Angeles enfrenta o pior incêndio da história da cidade. Mais de 100 mil pessoas foram obrigadas a deixar as casas e cinco morreram nas chamas. Embora os Estados Unidos esteja no inverno, uma estação geralmente sem incêndios, as condições climáticas favoreceram a propagação rápida e mortal do fogo.
Especialistas explicam que o incêndio histórico é consequência de extremos do clima, provocado pelas mudanças climáticas. A configuração ainda conta com um fator adicional: os ventos de Santa Ana, que removem a umidade da vegetação e facilitam o início dos incêndios.
O governo da Califórnia decretou estado de emergência após a destruição de 1.900 imóveis e o impacto em outros 13.000. Bombeiros estão trabalhando ininterruptamente para controlar as chamas.