Quatro dias depois do presidente sírio deposto, Bashar al-Assad, ter fugido do país para a Rússia, nem ele nem qualquer membro da sua comitiva foram vistos na capital.
Um bairro específico de Moscou pode ser um possível local de abrigo para Assad: a área da cidade de Moscou, o distrito financeiro da capital russa, com os seus arranha-céus chamativos e extensos, lar das sedes de muitos dos grandes bancos da Rússia, bem como de grandes bancos, edifícios residenciais e complexos de apartamentos de luxo.
Uma investigação de 2019 da organização anticorrupção Global Witness descobriu que membros da família de Assad tinham comprado pelo menos 19 apartamentos no valor de cerca de 40 milhões de dólares na área da cidade de Moscou. Nem a família Assad nem as autoridades russas comentaram sobre a compra.
Não está claro se Assad está hospedado em algum desses apartamentos ou em outro lugar na Rússia, mas sua família tem ligações com a capital russa há anos. O seu filho mais velho, Hafez, que tem o mesmo nome do pai de Bashar e fundador da República Árabe Síria, tem estudado na Universidade Estatal de Moscou, cujo campus fica em edifício da era de Stalin, no topo de uma área chamada Sparrow Hills.
A CNN encontrou a dissertação de doutorado de Hafez al-Assad no site do ministério russo da ciência e do ensino superior. O título do trabalho do conhecido fã de matemática é: “Questões Aritméticas de Polinômios em Campos de Números Algébricos”. Foi apresentado no final de outubro para um PhD em Física e Matemática.
De acordo com o documento, Hafez al-Assad defendeu a sua tese em 29 de novembro de 2024, o dia em que as forças rebeldes invadiram a segunda maior cidade da Síria, Aleppo, iniciando o rápido fim do governo de mais de 50 anos da família Assad sobre a Síria.
Saiba quem é o líder rebelde sírio e o grupo que derrubou Bashar al-Assad