O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, conversou com líderes democratas do Congresso nesta sexta-feira (20), de acordo com a Casa Branca, confirmando pela primeira vez que ele está envolvido em negociações para evitar uma paralisação do governo.
A porta-voz da Casa Branca, Karine Jean-Pierre, disse que, “alguns momentos” antes de uma coletiva de imprensa, Biden conversou com o líder da Maioria no Senado, Chuck Schumer, e com Hakeem Jeffries, da Câmara.
“Além disso, só para acrescentar que o presidente recebe atualizações regulares. Ele tem recebido atualizações regulares de sua equipe”, destacou Jean-Pierre.
“A equipe tem mantido contato com membros do Congresso de ambos os partidos e certamente ele continuará se atualizando”, adicionou.
Questionada sobre o motivo pelo qual o presidente não se pronunciou ao povo americano ou se envolveu mais nas negociações, Jean-Pierre pontuou que Biden “já teve essa abordagem antes”.
“Ele entende como o Congresso funciona. Ele entende qual estratégia funciona aqui. Então, esta não é a primeira vez”, ressaltou.
A porta-voz também colocou a culpa diretamente nos republicanos pela possível paralisação.
A Câmara dos Estados Unidos derrubou um projeto que busca evitar o congelamento da máquina federal americana. Congressistas estão correndo contra o tempo para montar um plano temporário de financiamento do governo. A pressão aumenta, conforme o governo pode ser paralisado em poucos dias e com cofres de auxílio a desastres que precisam ser reabastecidos.
Os legisladores têm até esta sexta-feira (20) para aprovar um projeto de financiamento do governo federal — pelo menos temporariamente — para evitar uma paralisação. Como o Congresso não aprovou verbas para nenhuma agência, todas seriam afetadas.
Trump vai superar Biden e se tornar o presidente mais velho dos EUA