O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, disse que está confiante de que a próxima eleição presidencial será livre e justa, mas está preocupado com a reação do ex-presidente republicano Donald Trump se ele perder.
Biden fez uma aparição surpresa na coletiva de imprensa da Casa Branca nesta sexta-feira (4), onde respondeu perguntas sobre a próxima eleição presidencial dos EUA de novembro.
Um repórter perguntou a Biden: “Gostaria de saber como você está se sentindo sobre como está indo essa eleição. E também, você tem confiança de que será uma eleição livre e justa e que será pacífica?”
Biden respondeu: “Duas perguntas separadas. Estou confiante de que será livre e justa; não sei se será pacífica.”
“As coisas que Trump disse e as coisas que ele disse da última vez, quando não gostou do resultado da eleição, foram muito perigosas”, ele continuou.
Biden também se referiu a um momento durante o debate vice-presidencial desta semana, quando o candidato a vice-presidente do Partido Republicano, JD Vance, foi colocado em evidência por Tim Walz durante uma discussão sobre as eleições de 2020 e a invasão do Capitólio.
O candidato democrata à Vice-Presidência Tim Walz confrontou o republicano JD Vance durante o debate da CBS News na terça-feira (1), e perguntou diretamente se ele acreditava que Donald Trump perdeu a eleição dos Estados Unidos de 2020. O senador JD Vance se esquivou e mudou de assunto em seguida.
“Olha, o que o presidente Trump disse é que houve problemas em 2020, e minha própria crença é que devemos lutar sobre essas questões, debater essas questões, pacificamente na praça pública”, disse o candidato republicano à Vice-Presidência. “E isso é tudo o que eu disse, e isso é tudo o que Donald Trump disse.”
“Lembre-se, ele disse que em 6 de janeiro, os manifestantes deveriam protestar pacificamente, e em 20 de janeiro, o que aconteceu? Joe Biden se tornou o presidente. Donald Trump deixou a Casa Branca, e agora, é claro, infelizmente, temos todas as políticas negativas que vieram da administração Harris/Biden”, disse Vance.
Vance encerrou sua resposta com mais um momento conciliatório em relação a Walz, dizendo ao governador que os dois apertariam as mãos após o debate e oferecendo sua ajuda a Walz se ele for eleito vice-presidente.
Com informações da Reuters.