O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, embarcou no helicóptero que fará um sobrevoo pela Floresta Amazônica ao lado do cientista Carlos Nobre, considerado uma das autoridades mais respeitadas do mundo quando o assunto são as mudanças climáticas.
Nobre fez parte da equipe internacional de cientistas que recebeu o Prêmio Nobel da Paz em 2007, por seu trabalho como um dos autores do Quarto Relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas.
Entre 2011 e 2015, ele chegou a ser secretário de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.
O objetivo da presença de Carlos Nobre ao lado de Joe Biden é dar um panorama real sobre a importância da Floresta Amazônica para o clima global.
Em um pronunciamento que será feito durante a tarde, Biden vai anunciar um financiamento climático de US$ 11 bilhões, o que representa seis vezes o que é investido atualmente na agenda.
Além de Carlos Nobre, Biden será recebido por Maria Deize Camilo Jorge, chefe do escritório de representação do Itamaraty, Elizabeth Frawley Bagley, Embaixadora dos Estados Unidos no Brasil, Wilson Lima, governador do Amazonas e David Almeida, prefeito de Manaus.