Nesta sexta-feira (4), o Corpo de Bombeiros de Mato Grosso combate 26 incêndios florestais em Mato Grosso. De acordo com a corporação, equipes ainda continuam no combate, em local onde tem acesso, na região do Portão do Inferno, em Chapada dos Guimarães, no trecho da MT-251, estrada que liga Cuiabá a Chapada, e também em cima dos paredões, para isso um avião é usado para reconhecimento de área.
Desde esta terça-feira (1º), um novo incêndio atinge o Parque Nacional da Chapada dos Guimarães. Ainda não se sabe a causa do incêndio mas o fogo está localizado em uma região mais alta do Planalto, e avança na área do Portão do Inferno.
Outro foco de incêndio
Além da região do Portão do Inferno, há um segundo incêndio na localidade do Manso, onde os bombeiros também fazem o combate. Os incêndios são monitorados por satélites.
No Pantanal, equipes combatem incêndios na unidade de conservação federal Estação Ecológica de Taiamã, em Cáceres. Também atuam no combate em fazendas no município de Barão de Melgaço e na Fazenda GCSJ, em Poconé.
Os demais locais de combate são feitos em 11 cidades, sendo elas: Água Boa, Alto Paraguai, Cláudia, Cocalinho, Cuiabá, Diamantino, Nova Maringá, Nova Mutum, Nova Ubiratã, Rosário Oeste e União do Sul.
Em Mato Grosso, foi registrados, até 17h30 nesta quinta-feira (4), 409 focos de calor. Desses, 45 se concentraram no cerrado, 289 no Pantanal e 75 na Amazônia, conforme o programa BDQQueimadas do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais).
-
Chapada dos Guimarães: incêndios chegam à rodovia na região do Portão do Inferno
-
Incêndios atingem paredões do Portão do Inferno e área no Manso
-
6 imagens que retratam a tragédia dos incêndios florestais no Pantanal