Bombeiros resgatam anta ferida em incêndio no Parque Nacional de Brasília

CNN Brasil


Equipes do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal (CBMDF) e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) encontraram, nesta quarta-feira (18), uma anta ferida em decorrência do incêndio no Parque Nacional de Brasília.

O animal foi resgatado com o auxílio de veterinários e encaminhado à área de atendimento do Zoológico de Brasília. Ainda no local, especialistas realizaram atendimento emergencial.

O resgate durou cerca de duas horas. A anta adulta foi encontrada sozinha, com ferimentos pelo corpo e as quatro patas queimadas.

De acordo com servidores do ICMBio que acompanharam o resgate, o animal estava bastante arisco e precisou ser sedado para que o transporte ocorresse de forma segura.

Após quatro dias de trabalho dos combatentes, este foi o primeiro resgate de animal silvestre desde domingo (15), quando um incêndio de grandes proporções atingiu o parque.

Imagem mostra anta encontrada no Parque Nacional de Brasília • Divulgação

Nesta quarta-feira, foi montada uma tenda de apoio para atender e resgatar animais que aparecessem feridos. A tenda realiza atendimento emergencial e encaminha os animais para hospitais veterinários.

Segundo o secretário do Meio Ambiente e Proteção Animal do Distrito Federal, Gutemberg Gomes, o incêndio ainda não está completamente controlado, mas o fogo foi contido.

Isso significa que não há focos grandes de queimada, mas há um alto risco de reignição, e, por isso, os trabalhos locais continuam. Segundo o secretário, porém, a contenção do fogo pode representar uma melhora na coluna de fumaça que encobriu a capital federal nos últimos dias.

“O fogo já está contido, não está controlado, mas a sociedade, e principalmente os moradores da parte norte, podem ficar tranquilos, porque fogo contido significa menos fumaça”, disse Gomes.

Até o momento, 1.473 hectares do parque foram destruídos pelo incêndio, o equivalente a 818 campos de futebol. O valor representa 3,5% da área total, que tem quase 42 mil hectares.

“A gente imagina que os animais tiveram condições de sair do fogo e foram para outra área que não tem esse calor todo. A boa notícia é que provavelmente não devemos presenciar aquela cena de animais machucados, porque o fogo ficou restrito a uma área menor do parque”, afirmou o secretário.



Fonte do Texto

VEJA MAIS

saiba o que vem depois da prova

O domingo (24) foi de prova do Enade 2024 (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes)…

Emirados Árabes Unidos prendem suspeitos de assassinato de rabino israelense

Autoridades dos Emirados Árabes Unidos prenderam três pessoas suspeitas de assassinar um rabino israelense-moldávio no…

Genro dá golpe de R$30 milhões na sogra para aplicar em bitcoins em Goiás

A Delegacia Especializada no Atendimento ao Idoso de Goiânia (GO) investiga um homem que deu…