A BR-163 em Mato Grosso do Sul deve ter 22,1 quilômetros de duplicação no 1º ano da otimização do contrato de concessão. Segundo o plano apresentado pela ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), a ampliação de capacidade está distribuída da seguinte forma:
- 10,8 km de pista dupla entre Jaraguari e Bandeirantes;
- 7 km entre Anhanduí e Campo Grande;
- 2,6 km entre São Gabriel do Oeste e Rio Verde;
- 1,7 km entre Campo Grande e Jaraguari.
O PER (Programa de Exploração da Rodovia) prevê também, no 1º ano da otimização, 6 km de faixas adicionais em pista simples (entre a divisa MS-PR e Mundo Novo, entre Mundo Novo e Eldorado e entre Itaquiraí e Naviraí), 1 km de via marginal em Coxim e a implantação de um PPD (Ponto de Parada de Descanso).
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Concessão da BR-163/MS: ex-CCR, Motiva promete obras a partir de junho
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Duplicação da BR-163: saiba quais trechos terão pista dupla
O leilão de otimização do contrato de concessão da BR-163/MS foi realizado na B3 no dia 22 de maio. Em nota, a concessionária CCR MSVia, uma empresa da Motiva, informou que iniciou, em junho, as ordens de serviço para mobilização das obras previstas. “Esta fase é essencial para garantir que a execução física das obras ocorra com eficiência e segurança a partir de julho, mesmo antes da assinatura do termo aditivo, previsto para o mês de agosto”, destacou.
Segundo a MSVia, as ordens de serviços para mobilização incluem a contratação de fornecedores, equipes técnicas e operacionais, licenciamentos, além da organização de recursos logísticos que irão atuar ao longo da rodovia.
A concessionária informou ainda que já retomou os investimentos na rodovia com a obra de restauração do pavimento e sinalização horizontal no anel viário de Campo Grande, entre os kms 468 e 484 da rodovia, iniciada em maio. A iniciativa utiliza técnicas modernas, com foco em segurança viária e sustentabilidade.
Ao todo, segundo a MSVia, o investimento previsto no primeiro ano é de cerca de R$ 500 milhões, dos quais R$ 130 milhões são destinados exclusivamente à recuperação de pavimento.
Duplicação da BR-163
Nos próximos nove anos, a BR-163 terá mais 203 quilômetros de duplicação em Mato Grosso do Sul após a otimização do contrato de concessão. É um número longe do ideal, pois considerando que a rodovia só tem 150 quilômetros duplicados em território sul-mato-grossense, ainda restarão quase 500 quilômetros com pista simples.
Dos 203 quilômetros de duplicação, apenas 25,44 km (12,53%) estarão no trecho mais ao sul, entre a divisa MS/PR (ponte sobre o rio Paraná) e Nova Alvorada do Sul. Por outro lado, 52,51% das novas pistas duplicadas ficarão entre Campo Grande e Nova Alvorada do Sul.
Da divisa entre Mato Grosso do Sul e Paraná (ponte sobre o rio Paraná) até o acesso à cidade paraguaia de Salto del Guairá, serão 6,46 quilômetros de pistas duplicadas.
Depois disso, seguindo no sentido norte pela BR-163, os municípios de Mundo Novo, Eldorado, Itaquiraí, Naviraí, Juti e Caarapó praticamente seguem sem duplicação. Só há previsão de duplicar 4,54 quilômetros na altura do entroncamento com a BR-487, entre Itaquiraí e Naviraí.
O trecho de pouco mais de 260 quilômetros entre Naviraí e Nova Alvorada do Sul deve ter apenas 14,44 quilômetros de novas obras de duplicação, nas imediações do distrito de Vila Vargas, de Rio Brilhante e de Nova Alvorada do Sul.
Entre Nova Alvorada do Sul e a rotatória da entrada de Campo Grande, incluindo o distrito de Anhanduí, há previsão de aproximadamente 70 quilômetros de novas pistas duplicadas.
O atual anel rodoviário da capital sul-mato-grossense – 24,3 quilômetros entre as saídas para São Paulo e Cuiabá – também deve receber obras de duplicação, assim como os 12,6 quilômetros depois da rotatória do entroncamento com a avenida Cônsul Assaf Trad.
Seguindo sentido norte, passando por Jaraguari e Bandeirantes até o entroncamento com a BR-060 que liga para Camapuã, serão mais 22 quilômetros de duplicação.
Do entroncamento com a BR-060 até a divisa de Mato Grosso do Sul com Mato Grosso, a BR-163 tem mais 270 quilômetros. Desse total, serão apenas 48,7 quilômetros de novas pistas duplicadas.

O contrato repactuado possui prazo de 29 anos (ou seja, até o ano de 2054), sem prorrogação. O critério de seleção foi o de menor tarifa com deságio sobre a tarifa-teto, fixada em R$ 7,52 por 100 km para pista simples.
Além dos 203 km de duplicação, o projeto otimizado da BR-163/MS prevê também:
- 147,77 km de faixas adicionais
- 28,82 km de contornos urbanos
- 22,99 km de vias marginais
- 6 interseções tipo diamante (implantação e melhorias)
- 7 interseções tipo trombeta
- 6 correções de traçados
- 1 trevo completo
- 67 rotatórias alongadas (implantação e melhorias)
- 22 retornos em X
- 22 passarelas
- 40 retornos em U
- 49 trechos com iluminação em curvas
- 379 acessos
- 56 passagens de fauna
- 144 pontos de ônibus
- 55 obras de arte especiais (implantação e melhorias)
- 3 pontos de parada e descanso
- 17 bases de serviços operacionais e de atendimento ao usuário (BSOs e SAUs).
O investimento previsto soma R$ 16,5 bilhões — sendo R$ 9,3 bilhões em CAPEX e R$ 7,2 bilhões em OPEX.