O presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Samir Xaud, revelou que o Brasil está oficialmente interessado em sediar a Copa do Mundo de Clubes da Fifa de 2029. O anúncio foi feito neste sábado (21), durante a Cúpula Executiva de Futebol da Fifa, realizada em Miami, nos Estados Unidos.
A proposta foi apresentada diretamente ao presidente da Fifa, Gianni Infantino, durante uma reunião entre os dirigentes. Segundo Xaud, a conversa teve início como uma apresentação institucional, mas evoluiu para a intenção clara de aproximar o futebol brasileiro da entidade máxima do esporte e trazer grandes eventos de volta ao país.
“Falei dos meus objetivos à frente da CBF e destaquei a força dos clubes brasileiros. Ao final, coloquei o Brasil à disposição para receber a próxima Copa do Mundo de Clubes. Infantino reagiu com entusiasmo e disse que é totalmente possível. Agora, vamos trabalhar para transformar essa ideia em realidade”, afirmou Xaud ao site oficial da CBF.
O presidente da confederação esteve acompanhado do vice-presidente Gustavo Dias durante a cúpula, que contou com representantes dos 211 países filiados à Fifa.
Retorno de um torneio histórico ao Brasil
O Brasil já tem experiência em sediar o Mundial de Clubes. A primeira edição do torneio organizado pela Fifa foi realizada no país, em 2000, com partidas em São Paulo e no Rio de Janeiro. Na ocasião, o Corinthians sagrou-se campeão após vencer o Vasco nos pênaltis, no estádio do Maracanã.
Além dessa possível nova edição do torneio masculino de clubes, o Brasil também se prepara para receber um outro grande evento: a Copa do Mundo Feminina de seleções, em 2027. Essa será a primeira vez que o torneio acontecerá em solo sul-americano, reforçando o protagonismo do país na cena internacional do futebol.
Com o histórico de grandes competições e infraestrutura já existente, a candidatura brasileira à Copa do Mundo de Clubes em 2029 surge
-
Operário empata sem gols com o Cascavel e segue na lanterna
-
Dança y joga: após brilhar contra o PSG, vídeo de Igor Jesus dançando lambadão volta a viralizar
-
Mundial de Clubes 2025: onde assistir a estreia dos brasileiros neste domingo