​Brasil oferece ajuda humanitária ao Sudão após intensificação de conflitos


O Brasil deve enviar doação humanitária ao Sudão, após um pedido do país africano. De acordo com o Itamaraty, o Ministério da Saúde fez uma análise técnica e disponibilizou 30 toneladas de larvicida para combate a mosquitos.

O governo brasileiro afirma que aguarda a confirmação de interesse por meio da Embaixada do Sudão, em Brasília (DF).

Na semana passada, o Ministério das Relações Exteriores divulgou uma nota em que disse acompanhar “com preocupação a escalada das hostilidades no Sudão e recebe, com consternação, notícias sobre reiteradas agressões contra a população civil no país, a exemplo dos recentes ataques no estado de Gezira, que causaram dezenas de mortes”.

O governo brasileiro também reiterou a necessidade de uma conciliação entre as partes para a “cessação imediata e incondicional dos enfrentamentos, ao respeito ao direito internacional humanitário e à retomada do diálogo”.

O país enfrenta um conflito interno entre o Exército sudanês e as Forças Paramilitares de Apoio Rápido (RSF) que já dura mais de 18 meses.

Os civis no Sudão enfrentam o agravamento da fome, dos deslocamentos em massa e das doenças como desnutrição infantil, cólera, malária e dengue.

O governo sudanês tenta intensificar as relações com o Brasil, que já tem cooperações nas áreas da agricultura e energia. O Embaixador do Sudão, Ahmed Eltigani Swar, disse à CNN que o país também precisa de apoio para reconstrução por meio da iniciativa privada brasileira.

Quem são os Mashco Piro, estimado maior povo indígena isolado do mundo



Fonte do Texto

VEJA MAIS

Israel não cumpre critérios dos EUA para ajuda humanitária em Gaza, dizem ONGs

O governo israelense não atendeu aos critérios estabelecidos pelos Estados Unidos para melhorar a situação…

Bicheiro Rogério Andrade é transferido do RJ para presídio federal de MS

Rogério de Andrade, conhecido como o maior bicheiro do Rio e patrono da escola de…

Tarcísio propõe classificar crime organizado como terrorismo após morte em aeroporto

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), afirmou nesta segunda-feira (11), que o…