Brasil pode averiguar recontagem dos votos na Venezuela, diz especialista à CNN


O Brasil pode tentar averiguar uma possível recontagem dos votos na Venezuela após a eleição de Nicolás Maduro, segundo Regiane Bressan, professora de Relações Internacionais da Unifesp. Em entrevista ao Bastidores CNN, a especialista destacou que o país adota uma postura cautelosa ao se posicionar sobre o resultado eleitoral venezuelano.

De acordo com Bressan, o Brasil está aguardando o resultado final e oficial das eleições, bem como o retorno de Celso Amorim, que esteve na Venezuela acompanhando o processo eleitoral junto ao corpo diplomático. A partir desses elementos, o governo brasileiro poderá definir a melhor estratégia para defender os interesses nacionais.

Política de não intervenção e busca por liderança regional

A professora ressaltou que o Brasil historicamente adota uma política de não intervencionismo em assuntos internos de outros países. No entanto, a situação na Venezuela é considerada sensível e complexa, com grande pressão internacional.

“O Brasil vai aproveitar um pouco que a Venezuela vai ser pressionada por Estados Unidos, já é pressionada por países como Chile, por exemplo, e tentar averiguar uma recontagem, averiguar junto à comunidade internacional como vão lidar com esse resultado”, explicou Bressan.

A especialista também abordou a questão do conflito histórico na região de Essequibo, entre Venezuela e Guiana. Segundo ela, o tema pode voltar à pauta internacional, mas o Brasil já deixou claro que não permitirá o uso de seu território para um possível acesso venezuelano à região disputada.

Bressan concluiu afirmando que o Brasil busca calibrar sua posição para manter uma liderança regional e continuar influenciando e negociando os problemas comuns com a Venezuela, independentemente do resultado eleitoral.

(Publicado por Raphael Bueno, da CNN Brasil)

Os textos gerados por inteligência artificial na CNN Brasil são feitos com base nos cortes de vídeos dos jornais de sua programação. Todas as informações são apuradas e checadas por jornalistas. O texto final também passa pela revisão da equipe de jornalismo da CNN. Clique aqui para saber mais.



Fonte do Texto

VEJA MAIS

Como estavam as pesquisas para as eleições dos EUA a 50 dias da votação nos outros anos?

Donald Trump e Kamala Harris estão em uma disputa acirrada pela Presidência dos Estados Unidos.…

Retorno do horário de verão é “prudente“, mas ministro diz não estar 100% convencido

Após reunião realizada pelas principais autoridades do setor elétrico no Rio de Janeiro, nesta quinta-feira…

Ela está chegando a Cuiabá! Veja vídeos de chuvas em 11 localidades de MT

Para algumas regiões do interior de Mato Grosso, a população teve alívio com a chuva…