Brasil reporta mais de 8 mil sites ilegais à ONU

CNN Brasil


O Conselho Nacional de Combate à Pirataria e Delitos contra a Propriedade Intelectual (CNCP), órgão da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), encaminhou à Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI), agência das Nações Unidas, uma nova lista para ser inserida na plataforma Wipo Alert com 7.931 links que foram alvo de fiscalização e estão sob ordem de bloqueio de acesso.

A plataforma FOI criada pela OMPI para auxiliar no combate à pirataria digital e outros crimes. O sistema Wipo Alert funciona como um banco de dados de acesso restrito e permite que autoridades e detentores de direitos em diversos países compartilhem informações sobre infratores e tenham resposta rápida e coordenada contra a pirataria on-line, de acordo com o ministério.

O Conselho ainda deve notificar indexadores de conteúdo na internet, ao solicitar que os mecanismos de busca desindexem os links reportados e monitorem possíveis tentativas de violação das ordens de bloqueio. A retirada dessas páginas dos resultados de busca considerada é fundamental para reduzir a exposição dos consumidores a conteúdos ilegais, fraudes e esquemas de monetização ilícita. A medida acontece após o CNCP bloquear de 393 sites ilegais no Brasil.

Além de garantir a proteção da propriedade intelectual, o Wipo Alert desempenha importante papel na segurança cibernética global, ao prevenir fraudes e crimes digitais frequentemente facilitados por sites piratas, de acordo com o secretário-executivo do CNCP, Andrey Corrêa. “Esse mecanismo de colaboração internacional é um exemplo claro de como a cooperação entre países e organizações fortalece a luta contra atividades criminosas no ambiente digital”, afirma.

Os links reportados permanecem sob sigilo para impedir novas infrações e evitar a replicação das plataformas em novos domínios. A inclusão desses sites no sistema Wipo Alert permite que detentores de direitos e autoridades internacionais tenham conhecimento das infrações, ampliando o alcance das medidas de proteção à propriedade intelectual e ao consumidor.



Fonte do Texto

VEJA MAIS

Líder supremo do Irã rebate ameaça de Trump sobre acordo nuclear

O líder supremo do Irã, aiatolá Ali Khamenei, disse nesta segunda-feira (31) que os EUA…

Águas de março: SP deve ter temporais nesta segunda-feira (31)

A segunda-feira (31) deve ser de temporais localizados em São Paulo, de acordo com a…

Oposição da Turquia realiza protestos contra prisão do prefeito de Istambul

Centenas de milhares de pessoas se reuniram em Istambul neste sábado (29) para protestar contra…