Brasil vive período de estiagem há mais de um ano, diz ex-presidente do Ibama


O Brasil está enfrentando um período de estiagem que se estende por mais de um ano, alerta Suely Araújo, ex-presidente do Ibama e atual coordenadora de Políticas Públicas do Observatório do Clima. Em entrevista ao WW da CNN Brasil, a especialista destacou os graves impactos dessa condição climática prolongada no país.

Segundo Araújo, a seca começou a se intensificar em junho de 2023, quando houve um aumento nas temperaturas e uma diminuição significativa da umidade. O período subsequente, que normalmente seria de chuvas, não trouxe precipitações suficientes, resultando em uma situação de estiagem em grande parte dos estados brasileiros.

Impacto na vegetação e risco de incêndios

A especialista ressalta que essa condição climática torna a vegetação mais seca e sensível, aumentando consideravelmente o risco de incêndios. “Com a situação que nós temos hoje, com a seca que nós temos, qualquer fogo espalha e vira incêndio”, alerta Araújo.

O cenário atual é descrito como uma “tragédia”, com o país imerso em incêndios e fumaça. Araújo aponta que, embora haja uma evidente influência das mudanças climáticas, o problema vai além, envolvendo também questões de degradação local e descontrole governamental em diferentes esferas federativas.

Legislação e práticas agrícolas

A ex-presidente do Ibama lembra que o Brasil possui legislação sobre o uso do fogo há 90 anos, desde o Código Florestal de 1934. As regras exigem autorização dos órgãos competentes para práticas que envolvam queimadas, especialmente em atividades agrícolas. No entanto, Araújo destaca que essa é ‘a regra mais descumprida do país”.

A situação atual demanda atenção redobrada e medidas efetivas de controle e prevenção. O cenário complexo envolve elementos de mudanças climáticas, degradação ambiental local e a necessidade de uma gestão mais eficiente por parte das diferentes esferas de governo para mitigar os riscos e impactos dos incêndios no território nacional.

Os textos gerados por inteligência artificial na CNN Brasil são feitos com base nos cortes de vídeos dos jornais de sua programação. Todas as informações são apuradas e checadas por jornalistas. O texto final também passa pela revisão da equipe de jornalismo da CNN. Clique aqui para saber mais.



Fonte do Texto

VEJA MAIS

Irã diz que morte de Yahya Sinwar fortalece “espírito de resistência”

A missão do Irã na ONU disse que as circunstâncias da morte de Yahya Sinwar…

Homem morre prensado por caminhão enquanto voltava do trabalho em Belo Horizonte

Um homem de 32 anos morreu, na manhã desta sexta-feira (18), na região de Venda…

Regra para transação via Pix será mais rígida; confira data e mudança

Está acostumado a “fazer um pix” com frequência? Então é melhor se atentar às mudanças…