Imagens fortes circulam nas redes sociais, mostrando brasileiros deportados dos Estados Unidos chegando a Manaus na última sexta-feira (24) algemados e com os pés acorrentados. A aeronave, com 180 passageiros tinha como destino inicial Belo Horizonte, mas fez uma escala emergencial na capital amazonense. Veja o vídeo:
A medida foi classificada pelo governo brasileiro como um “flagrante desrespeito aos direitos humanos”. O ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, determinou a retirada das algemas, uma vez que se tratam de cidadãos brasileiros em território nacional.
O presidente Lula autorizou o envio de um avião da FAB para transportar os deportados até Belo Horizonte. A aeronave, um KC-30, chegou a Manaus nesta sábado (25).
A deportação em massa faz parte de uma nova política imigratória dos Estados Unidos, que visa deportar milhares de imigrantes ilegais. A medida tem sido alvo de críticas de organizações de direitos humanos e de diversos países.
A chegada dos brasileiros em Manaus gerou grande repercussão nas redes sociais, com diversas manifestações de repúdio à forma como foram tratados. A hashtag #DeportadosAlgemados se tornou um dos assuntos mais comentados.
A PF não informou a nacionalidade de todos os ocupantes, mas, segundo o Itamaraty, 88 são brasileiros.
As imagens também mostram parte dos tripulantes na pista de pouso do aeroporto, após desembarcarem na aeronave. O registro foi feito pela Agência Cenarium.
A porta-voz da Casa Branca, Karoline Leavitt, anunciou nas redes sociais que, desde a posse de Trump, 538 imigrantes ilegais foram detidos. Entre eles, há um suspeito de terrorismo, quatro integrantes da gangue Tren de Aragua e indivíduos condenados por crimes sexuais contra menores.
Segundo Leavitt, centenas de imigrantes já foram deportados em aeronaves militares, marcando o início da ‘maior operação de deportação em massa da história’. A medida reforça a política anti-imigração da nova gestão.