Cabos furtados do DAE abasteciam empresas de sucata em Várzea Grande


Cabos furtados de estações do Departamento de Água e Esgoto (DAE) de Várzea Grande estavam sendo comercializados por empresas de sucata do município.

O esquema foi desarticulado pela Polícia Civil na manhã desta quinta-feira (10), durante a Operação Reverbera, que teve como foco o combate à receptação de materiais oriundos de furtos e roubos, principalmente cabos de cobre e alumínio.

Polícia Civil deflagra operação para combater a receptação de cabos de cobre e alumínio furtados em Várzea Grande. Foto: PJC

A ação foi coordenada pela Delegacia de Roubos e Furtos de Várzea Grande (Derf-VG), em parceria com a Guarda Municipal e com o apoio das secretarias municipais de Serviços Públicos, Meio Ambiente e Fazenda, além da Secretaria de Fazenda do Estado.

Ao todo, foram cumpridas 14 ordens de busca e apreensão em empresas que atuam no setor de compra e venda de sucatas.

image 10

Em um dos alvos, localizado no bairro Mapim, foram encontrados 300 kg de cabos, avaliados em cerca de R$ 64 mil, que pertenciam ao DAE e haviam sido subtraídos de estações da autarquia.

O responsável pela empresa foi autuado por receptação qualificada. Em outro ponto da operação, no bairro Manga, as equipes apreenderam 450 kg de cabos de cobre e alumínio, avaliados em aproximadamente R$ 100 mil.

As investigações apontam que os furtos são, em grande parte, cometidos por usuários de drogas em situação de rua, que revendem os cabos por valores muito abaixo do mercado. Em contrapartida, empresas especializadas no comércio de sucata lucram com a revenda do material, sobretudo do cobre, cujo valor é elevado.

O prejuízo à sociedade vai além do financeiro. A subtração desses cabos compromete serviços essenciais, como fornecimento de energia elétrica, telefonia, internet e abastecimento de água, impactando milhares de moradores em diferentes regiões da cidade.

image 11

A operação contou com a participação de 40 policiais civis, entre delegados, escrivães e investigadores, além de nove agentes da Guarda Municipal, seis fiscais da Secretaria de Serviços Públicos, quatro fiscais do Meio Ambiente, três fiscais da Fazenda Municipal e dois da Fazenda Estadual. Doze viaturas foram utilizadas na ação.

  1. UBS do Areão é fechada após alagamento causado por temporal em Cuiabá



Fonte do Texto

VEJA MAIS

conheça a origem dos ovos de Páscoa

Muito antes de ocuparem as prateleiras dos supermercados e se tornarem o presente mais aguardado…

Operário estreia na série D com derrota para Cianorte

O Operário começou a caminhada na Série D do Campeonato Brasileiro com derrota fora de…

Conheça o novo canal de denúncias de MT contra o golpe do falso advogado

Para intensificar o combate ao crescente “golpe do falso advogado”, a Ordem dos Advogados do…