Com a facilitação das compras pela internet, golpes por mensagens de texto, Whatsapp ou e-mail, se tornaram comuns. Até a taxação de importação, que começa a valer oficialmente no dia 1º de agosto, deu bracha para os criminosos entrarem em ação.
Se você caiu em alguma dessas fraudes, saiba o que fazer para não sair prejudicado e resolver a situação sem desespero.
Mantenha a calma!
Ser vítima de um golpe financeiro é sempre frustrante! No entanto, é importante lembrar que os primeiros minutos são os mais importantes.
Uma consumidora, de 34 anos, que pede para não ser identificada, foi vítima do golpe da taxação antecipada, que chegou a usar a marca dos Correios.
Ela explica que, na última sexta-feira (26), recebeu uma mensagem de texto informando que uma encomenda estava parada pela fiscalização e exigindo o pagamento de uma taxa para liberação da encomenda.
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A vítima detalhou ainda que, como estava esperando por uma compra feita pela internet, não desconfiou da mensagem e do site com as orientações para pagamento.
“Primeiro que eu fiz o Pix e a página não atualizou. E depois que eu fui perceber que ‘Correios’ estava escrito errado”, relatou.
Nesses minutos de dispersão, ela fez o pagamento de R$79,88. O valor ainda não foi recuperado.
Qual a orientação?
Assim que souber que caiu em uma armadilha, a primeira orientação da Polícia Civil para não sair no prejuízo é fazer um boletim de ocorrência. Em seguida, é preciso entrar em contato com o banco utilizado para fazer o pagamento falso.
Foi o que vítima entrevistada fez. Assim que percebeu que o pagamento era falso, ela entrou em contato com o banco. Durante o atendimento, explicou os detalhes do ocorrido e foi orientada a seguir a mesma orientação dada à reportagem pela Polícia Civil.
Por mais que em Mato Grosso do Sul o “B.O” pode ser feito em 20 minutos pelo portal oficial da Polícia Civil, o banco da vítima orientou para que nesse caso de fraude específica, o roubo seja denunciado presencialmente na Polícia Civil de Campo Grande.
“Fiz o B.O e lá me disseram que esse fato está acontecendo muito por causa das compras pela internet, como em casos que envolvem conta bancária”, explica.
Com o Boletim de Ocorrência em mãos, ela foi informada pelo banco que será aberto um pedido de devolução do dinheiro enviado aos golpistas.
Mesmo que consiga o dinheiro perdido de volta, a mulher afirma que o golpe serviu para que ela tenha mais cuidado com informações recebidas na internet.
“Foi aprendizado para eu continuar mais atenta”, relata.
Como não cair em golpes
Os Correios oferecem cinco dicas para que os consumidores não caiam em golpes, no e-mail ou em mensagens de texto:
- Confira o e-mail e o nome do remetente
Sempre verifique o endereço de e-mail do remetente para garantir que seja legítimo antes de clicar em qualquer link ou fornecer informações pessoais.
Não clique nos links no corpo do e-mail e SMS em nenhuma hipótese. Caso esteja realmente esperando uma encomenda, entre no site ou aplicativo oficial dos Correios e confira o rastreamento do produto.
- Desconfie de mensagens urgentes
Sites ou e-mails de phishing chegam com uma mensagem inesperada e surpreendente. Esteja atento e desconfie de mensagens que solicitam informações confidenciais, especialmente se ameaçarem consequências negativas se você não agir imediatamente.
Mantenha aplicativos e softwares de rastreamento de vírus atualizados para se proteger contra novas ameaças. Esses programas fazem uma varredura periódica e eliminam os arquivos danosos ao computador.
- Notifique junto ao seu provedor os e-mails suspeitos
Se você perceber qualquer atividade suspeita, reporte imediatamente o ocorrido ao seu provedor de e-mail, caso o filtro automático não tenha identificado a mensagem como spam. Para isso, é preciso clicar na mensagem e abrir o menu de opções e clicar na opção “denunciar spam” ou “denunciar phishing”.