Calor chegando! Semana encerra marcada por temperaturas elevadas em boa parte do Brasil


A semana encerra marcada por temperaturas elevadas e baixa umidade do ar, na maior parte do país, segundo o Climatempo.

Destaque para o Centro-Oeste, com umidade do ar abaixo dos 20% e a temperatura em Cuiabá (MT) podendo chegar a 40ºC.

Regiões litorâneas podem apresentar chuvas moderadas, devido a ventos marítimos.

Em São Paulo, segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas da prefeitura, os termômetros marcam entre 13ºC e 29ºC nesta sexta-feira (15).

Veja a previsão desta sexta-feira para todas as regiões do Brasil

Na região Sul, o sol deve predominar na maioria das áreas e os termômetros voltam a apresentar maior elevação, devido ao enfraquecimento da massa de ar frio responsável pelo clima mais ameno dos últimos dias. A região não apresenta condições de precipitação, mas com algumas variações de nebulosidade, especialmente nas regiões litorâneas com maior condição para formação de neblina.

Na região Sudeste o sol deve prevalecer, com predomínio da sensação de calor e até mesmo de calor intenso no interior. A umidade relativa do ar deve entrar em níveis de atenção, variando entre 21% e 30%, durante as horas mais quentes. A exceção é o litoral de São Paulo, e regiões do Rio de Janeiro e Espírito Santo, onde a circulação de ventos marítimos segue impedindo esse mesmo comportamento de elevação das temperaturas e criando condições para rajadas de vento moderadas – independente da chuva – de 40 a 50 km/h.

No Centro-Oeste, o sol predomina, com sensação de calor extremo em praticamente todas as áreas. Destaque para a temperatura máxima na capital Cuiabá (MT), que pode ficar em torno de 40ºC. A umidade relativa do ar deve atingir limiares de atenção, variando entre 21% e 30%. O cenário de maior atenção é para áreas do centro e norte do Mato Grosso do Sul, em todo o sul de Goiás e no sul do Mato Grosso, onde os índices de umidade do ar devem ficar abaixo de 20% durante as horas mais quentes.

Sistema está sendo impulsionado pela formação de uma alta pressão em médios níveis da atmosfera / Climatempo

No interior da região Nordeste, o predomínio é de sol, com temperaturas bastante elevadas com umidade do ar registrando índices abaixo de 20%, sinalizando um cenário de alerta quanto às condições de tempo seco. No litoral a circulação de ventos marítimos segue estimulando a formação de nuvens carregadas, destaque para chuva se intensificando sobre o litoral da Bahia, entre a região de Ilhéus (BA) e Salvador (BA).

O clima instável persiste na região Norte, favorecendo a ocorrência de pancadas de chuva sobre praticamente todo o Amazonas, em Rondônia e no Acre, com eventuais rajadas de vento. Nas demais áreas o tempo segue firme, com predomínio de sol entre pouca nebulosidade e temperaturas elevadas. A umidade do ar deve atingir limiares de atenção, variando entre 21% e 30% durante as horas mais quentes.

*Sob supervisão



Fonte do Texto

VEJA MAIS

Mais de 560 presos voltam para a prisão em quatro dias de “saidinha” em SP

Cerca de 547 detentos foram presos pelas forças de segurança do estado de São Paulo…

Biden diz que China segue com comportamento hostil no estreito de Taiwan

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, disse no sábado (20) que a China continua…

Conheça os membros da máfia italiana presos suspeitos de lavar R$ 300 mi no Brasil

O elo da Cosa Nostra no Brasil tem nome e sobrenome: Giuseppe Calvaruso, Giuseppe Bruno…