A mudança de tempo que atingiu algumas regiões do Brasil neste fim de semana deve deixar em alerta para chuva o litoral norte do Espírito Santo e de São Paulo, e a região da Costa Verde, no Rio de Janeiro, nesta terça-feira (19). O calor e o ar seco continuam desde o norte mineiro até o sul do Pará.
As informações são do Climatempo.
Uma nova frente fria formada na costa carioca deve avançar sobre áreas do estado capixaba, formando chuva expressiva no litoral norte. Esse tempo úmido deve permanecer por toda costa leste da região Sudeste, podendo haver chuva fraca e temperaturas amenas ao longo do dia.
Na Grande São Paulo, a previsão indica que o dia deve ser marcado pela forte presença de nuvens, com algumas aparições do sol no decorrer desta terça-feira. Não há condições de chuva, somente no litoral sul e na Baixada Santista, onde pode haver precipitação moderada.
Ainda, no interior paulista, o predomínio é de tempo estável, com sol aparecendo entre poucas nuvens durante o dia. A umidade do ar pode registrar índices de atenção no extremo norte de São Paulo e em toda porção oeste de Minas Gerais, variando entre 21% e 30%, durante os momentos mais quentes do dia.
Em Minas Gerais, a chuva deve ser fraca e restrita às áreas do extremo sul do estado e na Zona da Mata mineira.
Segundo o Climatempo, o predomínio de tempo firme deve se fazer presente em boa parte da região sul nesta terça-feira. O dia deve ser marcado com a aparição do sol entre nuvens nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e grande parte do Paraná.
A previsão indica que pode haver chuva fraca ao longo do dia em alguns pontos do leste e do litoral paranaense.
Pancadas de chuva isoladas sobre o sudoeste paranaense, entre o fim da tarde e início da noite, podem ser provocadas por conta de um deslocamento de algumas instabilidades associadas à circulação de ventos na média atmosfera.
A circulação de ar frio sobre a região deve ser mantida devido ao centro de alta pressão localizado sobre o oceano. Isso fará com que os termômetros não se elevem expressivamente ao longo do dia.
-
1 de 15
Tempo seco e quente na cidade de São Paulo por causa do calor • Roberto Casimiro/Fotoarena/Estadão Conteúdo
-
2 de 15
Movimento intenso de banhistas na Praia Martim de Sá, em Caraguatatuba, no litoral norte de São Paulo • Estadão Conteúdo
-
3 de 15
Tempo seco ganha força no Brasil • Marcos Santos/USP Imagens
-
-
4 de 15
Amanhecer na cidade de São Paulo com onda de calor • RONALDO SILVA/PHOTOPRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
-
5 de 15
Camada de poluição na cidade de São Paulo • Cris Faga/Estadão Conteúdo
-
6 de 15
Cidade de Campo Mourão, na região centro-oeste do Paraná • Dirceu Portugal/Fotoarena/Estadão Conteúdo – 21.ago.2024
-
-
7 de 15
Onda de calor pelo Brasil • Pixabay
-
8 de 15
Onda de calor pelo Brasil • 31/1/2024 REUTERS/ Sofia Yanjari
-
9 de 15
Onda de calor pelo Brasil • Banco de imagens/Pexels
-
-
10 de 15
Praias em São Francisco do Sul, no litoral de Santa Catarina • Foto: DIETER GROSS/ISHOOT/ESTADÃO CONTEÚDO
-
11 de 15
Silhuetas de árvores durante o pôr do sol em meio a onda de calor • Pascal Rossignol/Reuters
-
12 de 15
Onda de calor no Brasil • Reprodução / Inmet
-
-
13 de 15
Sol e calor na praia da Barra da Tijuca, na zona Oeste do Rio de Janeiro • ESTADÃO CONTEÚDO
-
14 de 15
Praia no Rio de Janeiro • JOSE LUCENA/THENEWS2/ESTADÃO CONTEÚDO
-
15 de 15
Poluição acumulada em São Paulo por causa do tempo seco e onda de calor • CNN
-
Já no nordeste, o deslocamento da frente fria que se originou na costa do Rio de Janeiro deve proporcionar a ocorrência de chuva expressiva em áreas do litoral sul da Bahia.
Áreas do sertão, agreste e na costa norte do nordeste, o tempo deve ser firme, com temperaturas elevadas e índices de umidade do ar variando entre limiares de atenção e emergência.
No Norte, há previsão de chuva sobre o Amazonas ainda no período da manhã. Pode haver chuvas pontuais, mas fortes, em alguns locais do noroeste e norte amazonense. Nas demais áreas da região, o predomínio é de tempo firme, de acordo com a previsão, podendo aparecer sol entre poucas nuvens pelo dia.
No Centro-Oeste, há condição para tempo firme em quase toda a região, com o dia marcado pela presença de sol entre poucas nuvens.
Mesmo assim, áreas do extremo sul do Mato Grosso do Sul, instabilidades associadas à circulação de ventos em níveis médios da atmosfera, devem contribuir para que haja pancadas de chuva isoladas entre o fim da tarde e o começo da noite.