Um registro impressionante feito pelo fotógrafo e guia turístico Fernando Buttura nessa terça-feira (3), mostra centenas de jacarés próximos a uma poça de água no Pantanal mato-grossense. O vídeo, apesar de lindo, é o retrato da seca que atinge a região e que tem mudado comportamentos de diversos animais. Veja o vídeo:
De acordo com Fernando, o vídeo foi feito na região das Tordas, 3ª ponte da estrada parque Transpantaneira.
O guia turístico que atua na região com avistamentos de animais silvestres disse que essa época de estiagem é perfeita para visualizar os animais nos hábitats naturais.
“Tão acontecendo muitos avistamentos bons, mas é triste, por causa da estiagem que a região atravessa. Os bichos estão todos perto d’água porque está tudo muito seco”.
Fogo no Pantanal
No Pantanal mato-grossense, 56 bombeiros militares se distribuem na Terra Indígena Baía dos Guató e RPPN (Reserva Particular do Patrimônio Natural) Sesc Pantanal, em Barão de Melgaço; divisa de Cáceres com a Bolívia e na região da Fazenda Cambarazinho, em Poconé. Nesses locais, os militares contam com um avião, 16 viaturas, 11 máquinas, quatro barcos e um caminhão-pipa.
Auxiliam nas ações a Sinfra (Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística), Defesa Civil do Estado, Ciosp (Centro Integrado de Operações de Segurança Pública), Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade), Exército Brasileiro, Força Aérea Brasileira e Marinha do Brasil.
-
Em casa, Cuiabá vence o Criciúma de virada na Arena Pantanal
-
Cuiabá enfrenta Criciúma na Arena Pantanal com estreias
-
Veado com queimaduras graves nas patas é resgatado em área de queimada no Pantanal
-
Vídeo mostra “almoço” de animais no Pantanal em meio a destruição do fogo