Calor não dá trégua e máximas podem chegar a 41°C em MT nesse domingo

De acordo com a previsão, o sol aparece mas temperaturas continuam amenas em Mato Grosso. (Foto: Nathalia Okde)


O domingo (8) amanhece com sensação térmica de 24°C na capital mato-grossense. mas de acordo com a Climatempo, as temperaturas devem continuar a subir ao longo do dia, podendo chegar a máxima de 41°C em algumas cidades. No interior, não será diferente, clima seco e calor predominam, portanto hidrate-se bem.

Confira abaixo a previsão para os municípios.

Calor não dá trégua e máximas podem chegar a 41°C em MT nesse domingo. (Foto: Nathalia Okde)


Em Cuiabá e Várzea Grande, região metropolitana, os termômetros amanhecem registrando mínima de 24°C. A temperatura deve subir ao longo do dia, podendo atingir máxima de 41°C. A umidade relativa do ar ficará entre 11% e 35%.

Não será diferente em Chapada dos Guimarães, a 65 km de Cuiabá. Hidrate-se, pois a temperatura deve variar entre 26°C e 39°C e a umidade relativa do ar ficará entre 11% e 31%.

Em Rondonópolis, a 218 km da capital, o sol aparece sem nuvens, e os termômetros devem registrar entre mínima de 21°C e máxima de 39°C. A umidade relativa do ar ficará entre 12% e 44%.

O dia também promete ser quente em Tangará da Serra, a 242 km da capital. Conforme a agência climática, a temperatura deve variar entre mínima de 23°C e máxima de 40°C, com a umidade relativa do ar entre 13% e 36%.

Já no município de Sorriso, a 420 km de Cuiabá, os termômetros amanhecem registrando mínima de 22°C. A temperatura deve subir ao longo do dia podendo atingir máxima de 39°C. A umidade relativa do ar ficará entre 14% e 41%.

Ao Norte, em Alta Floresta, a 800 km da capital, o sol aparece com algumas nuvens. O dia também promete ser quente e a temperatura deve variar entre mínima de 22°C e máxima de 39°C. A umidade relativa do ar ficará entre 16% e 51%.

Tempo seco

A OMS (Organização Mundial de Saúde), defende que a umidade ideal para o organismo humano fica entre 40% e 70%.

O Inmet divulgou alguns cuidados que são importantes para se ter neste período de tempo seco além, é claro, de caprichar na hidratação: evitar desgaste físico nas horas mais secas (entre 12h e 18h) e exposição ao sol nas horas mais quentes do dia; fazer o uso de hidratantes para pele; e umidificar o ambiente.

Recomendações 

  • Beba bastante água, mesmo se estiver sem sede 
  • Evite atividades físicas ao ar livre e exposição ao sol das 10h às 17h 
  • Evite banhos com água quente para não potencializar o ressecamento da pele 
  • Use umidificadores de ar em casa e no trabalho. Você também pode utilizar bacias de água ou estender toalhas e panos úmidos próximos à cama 
  • Em caso de problemas respiratórios, procure um posto médico 
  • Em caso de incêndio em mata ou floresta, avise imediatamente o Corpo de Bombeiros (193), Defesa Civil (199) ou Polícia Militar (190) 
  • Acompanhe as informações oficiais, por meio de sites, carros de som, rádio, SMS, entre outros, emitidos pela Defesa Civil ou outras autoridades de sua cidade 

Para respirar melhor 

  • Mantenha sempre a casa limpa e arejada. O tempo seco aumenta a concentração de poeira, ácaros e fungos. Na hora da limpeza, prefira pano úmido à vassoura para não levantar pó 
  • Evite ambientes onde há fumaça de cigarro 
  • Não queime lixo nem provoque queimadas
  1. Mato Grosso registra 43 incêndios florestais neste sábado

  2. Calor faz poça virar ‘praia’ no Pantanal mato-grossense: veja vídeo





Fonte do Texto

VEJA MAIS

Argentina é o único país a votar contra resolução na ONU de combate a violência contra mulheres

A Argentina foi o único país a votar contra uma resolução na quinta-feira (14), na…

Forças de Segurança e Atlético identificam 21 envolvidos em tumulto na final da Copa do Brasil

As forças de segurança de Minas Gerais identificaram 21 envolvidos nos tumultos que ocorreram na…

um em cada três professores não possui formação suficiente

Pesquisa divulgada pela organização Todos Pela Educação, pela Fundação Santillana e Editora Moderna, revela que…