A campanha da candidata democrata à presidência nos Estados Unidos, Kamala Harris, anunciou o lançamento de uma viagem de ônibus para defender os direitos reprodutivos das mulheres, que continuam sendo uma questão fundamental antes das eleições de novembro.
A excursão de ônibus “Lutando pela Liberdade Reprodutiva” (em tradução livre do inglês) começará na terça-feira (3) em Palm Beach, na Flórida, e incluirá a senadora Amy Klobuchar, a gerente da campanha Harris-Walz, Julie Chavez Rodriguez, e Ana Navarro, comentarista política da CNN.
A viagem eleitoral fará pelo menos 50 paradas em estados-chave para destacar os contrastes entre a posição de Kamala Harris e do candidato republicano Donald Trump em relação à liberdade reprodutiva. Além disso, autoridades eleitas, celebridades e republicanos estarão presentes.
De acordo com a campanha, os palestrantes defenderão que Kamala e o governador Tim Walz, candidato à vice-presidência, restaurarão Roe vs. Wade.
Eles alertarão sobre a “perigosa agenda do Projeto 2025 de Trump e do senador JD Vance para proibir o aborto em todo o país, restringir o acesso ao controle de natalidade, criar uma coordenação nacional antiaborto, forçar os estados a relatar abortos espontâneos e abortos femininos e comprometer o acesso à fertilização in vitro”.
Kamala Harris tornou-se a principal voz da administração Biden para falar sobre direitos reprodutivos, tanto em eventos públicos como nos bastidores. No início de 2024, ela deu início a uma “turnê pelas liberdades reprodutivas”, no intuito de focar em uma questão que a antiga campanha de Biden considerava crucial para mobilizar os eleitores em novembro.
Eleições nos EUA: O que é voto facultativo e por que ele é adotado