Segundo dados do Ministério da Saúde, o câncer de pele representa 33% de todos os diagnósticos da doença no Brasil. Já a estimativa 2023 de Incidência de Câncer no Brasil, do INCA, revela que são esperados cerca de 220 mil novos casos de câncer de pele por ano no triênio 2023-2025.
Com exposição solar frequente, trabalhadores da construção civil precisam de cuidados para não desenvolverem a doença. É com esse mote que uma campanha, com apoio da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), tenta ressaltar a importância da conscientização e prevenção ao câncer de pele.
Nomeada como Dezembro Laranja, a ação planeja alertar operários da construção civil e outros profissionais que trabalham ao ar livre sobre os perigos da exposição solar sem proteção.
Elaborada pela MRV, a campanha promoverá, entre os dias 2 e 6 de dezembro, palestras com médicos e sindicatos do trabalho e a distribuição de materiais didáticos em canteiros de obras de treze estados. A expectativa é que 3 mil colaboradores da empresa sejam alcançados.
Entre os locais participantes estão os quatro empreendimentos de Sete Sóis Pirituba – complexo imobiliário com conceito de Cidade Inteligente –, e outras sete construções em São Paulo, sendo uma na capital, três em Campinas e outras três em Ribeirão Preto.
No Rio, as ações ocorrem nas obras Primor Carioca, em Inhaúma; Jardim das Amoreiras, da Região de Cosmos; e Sensia, incorporadora premium da MRV na Barra da Tijuca.
Já no próximo sábado (7), a Sociedade Brasileira de Dermatologia realizará o Dia do Atendimento, mutirão em todo o país que funcionará exclusivamente visando avaliar lesões suspeitas de câncer de pele. As ações, gratuitas, ocorrem em postos de saúde das 9h às 15h, com a presença de mais de 2 mil dermatologistas voluntários. Os locais de atendimento podem ser encontrados no site da SBD.
Segundo o órgão, desde o início da campanha, em 1999, já foram realizadas cerca de 600 mil consultas, com mais de 75 mil casos de cânceres cutâneos identificados.
O Quarteto da Arriação, formado por pedreiros que fazem sucesso nas redes sociais utilizando os próprios instrumentos de trabalho para reproduzir músicas famosas, comporá um jingle especialmente para a campanha Dezembro Laranja. O jingle possibilita alertar o público sobre a importância do uso do protetor solar durante o trabalho e outras medidas preventivas contra o câncer de pele.
“No ano passado, nosso Dezembro Laranja mobilizou mais de 2.900 trabalhadores em oito cidades e alcançou mais de 1,7 milhão visualizações na internet com o jingle do Quarteto da Arriação. Este ano, nossa expectativa é superar esses números e ajudar ainda mais pessoas”, comentou Eduardo Fischer, CEO da MRV&CO.
A campanha de conscientização entre os trabalhadores da construção civil faz parte do programa Cuidando de Quem Constrói, que desenvolve diversas ações ao longo do ano voltadas para a saúde e o bem-estar dos colaboradores.
O foco da campanha é reforçar os cuidados preventivos e a importância do diagnóstico precoce do câncer de pele, que aumenta significativamente as chances de cura, principalmente no caso do melanoma, o tipo mais agressivo da doença.
“Nosso objetivo com a campanha Dezembro Laranja 2024 é continuar alertando a população sobre os perigos do câncer de pele, que, infelizmente, ainda é o mais frequente no Brasil. A conscientização sobre a prevenção e a detecção precoce é fundamental para podermos reduzir o número de casos e, principalmente, evitar complicações graves. Queremos que todos entendam que a saúde da pele é parte integral da saúde do corpo, e a proteção deve ser uma prioridade constante”, declarou Dr. Heitor de Sá Gonçalves, presidente da SBD.