Campanha promove conscientização sobre câncer de pele para trabalhadores da construção civil

CNN Brasil


Segundo dados do Ministério da Saúde, o câncer de pele representa 33% de todos os diagnósticos da doença no Brasil. Já a estimativa 2023 de Incidência de Câncer no Brasil, do INCA, revela que são esperados cerca de 220 mil novos casos de câncer de pele por ano no triênio 2023-2025.

Com exposição solar frequente, trabalhadores da construção civil precisam de cuidados para não desenvolverem a doença. É com esse mote que uma campanha, com apoio da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), tenta ressaltar a importância da conscientização e prevenção ao câncer de pele.

Nomeada como Dezembro Laranja, a ação planeja alertar operários da construção civil e outros profissionais que trabalham ao ar livre sobre os perigos da exposição solar sem proteção.

Elaborada pela MRV, a campanha promoverá, entre os dias 2 e 6 de dezembro, palestras com médicos e sindicatos do trabalho e a distribuição de materiais didáticos em canteiros de obras de treze estados. A expectativa é que 3 mil colaboradores da empresa sejam alcançados.

Entre os locais participantes estão os quatro empreendimentos de Sete Sóis Pirituba – complexo imobiliário com conceito de Cidade Inteligente –, e outras sete construções em São Paulo, sendo uma na capital, três em Campinas e outras três em Ribeirão Preto.

No Rio, as ações ocorrem nas obras Primor Carioca, em Inhaúma; Jardim das Amoreiras, da Região de Cosmos; e Sensia, incorporadora premium da MRV na Barra da Tijuca.

Já no próximo sábado (7), a Sociedade Brasileira de Dermatologia realizará o Dia do Atendimento, mutirão em todo o país que funcionará exclusivamente visando avaliar lesões suspeitas de câncer de pele. As ações, gratuitas, ocorrem em postos de saúde das 9h às 15h, com a presença de mais de 2 mil dermatologistas voluntários. Os locais de atendimento podem ser encontrados no site da SBD.

Segundo o órgão, desde o início da campanha, em 1999, já foram realizadas cerca de 600 mil consultas, com mais de 75 mil casos de cânceres cutâneos identificados.

O Quarteto da Arriação, formado por pedreiros que fazem sucesso nas redes sociais utilizando os próprios instrumentos de trabalho para reproduzir músicas famosas, comporá um jingle especialmente para a campanha Dezembro Laranja. O jingle possibilita alertar o público sobre a importância do uso do protetor solar durante o trabalho e outras medidas preventivas contra o câncer de pele.

“No ano passado, nosso Dezembro Laranja mobilizou mais de 2.900 trabalhadores em oito cidades e alcançou mais de 1,7 milhão visualizações na internet com o jingle do Quarteto da Arriação. Este ano, nossa expectativa é superar esses números e ajudar ainda mais pessoas”, comentou Eduardo Fischer, CEO da MRV&CO.

A campanha de conscientização entre os trabalhadores da construção civil faz parte do programa Cuidando de Quem Constrói, que desenvolve diversas ações ao longo do ano voltadas para a saúde e o bem-estar dos colaboradores.

O foco da campanha é reforçar os cuidados preventivos e a importância do diagnóstico precoce do câncer de pele, que aumenta significativamente as chances de cura, principalmente no caso do melanoma, o tipo mais agressivo da doença.

“Nosso objetivo com a campanha Dezembro Laranja 2024 é continuar alertando a população sobre os perigos do câncer de pele, que, infelizmente, ainda é o mais frequente no Brasil. A conscientização sobre a prevenção e a detecção precoce é fundamental para podermos reduzir o número de casos e, principalmente, evitar complicações graves. Queremos que todos entendam que a saúde da pele é parte integral da saúde do corpo, e a proteção deve ser uma prioridade constante”, declarou Dr. Heitor de Sá Gonçalves, presidente da SBD.



Fonte do Texto

VEJA MAIS

Polícia de NY divulga imagens do suspeito de matar CEO da UnitedHealthcare

O Departamento de Polícia de Nova York divulgou mais fotos do suspeito de ter atirado…

Governo do DF é condenado a indenizar aluna vítima de bullying escolar

O Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) manteve a condenação do…

entenda a investigação que abala prefeito eleito

O Ministério Público Eleitoral (MPE) denunciou o prefeito eleito de Sorriso, Alei Fernandes, e o…