Candidatos à CNH têm 90 dias extras para exame prático; confira regras


Os candidatos à primeira habilitação que estão na fase final do processo têm uma boa notícia: o prazo para fazer o exame prático foi prorrogado. Saiba as regras e quem será beneficiado.

CNH (Carteira Nacional de Habilitação) emitida em Mato Grosso do Sul. (Foto: Renata Fontoura)

A decisão foi anunciada pela Senatran (Secretaria Nacional de Trânsito) e comunicada aos Detrans (Departamentos de Trânsito) de todo o Brasil. De acordo com o órgão, a prorrogação atende a demandas judiciais e garante mais tempo para candidatos que já cumpriram a carga horária prática obrigatória.

Quem pode ser beneficiado? 

A nova regra é válida para quem iniciou o processo de habilitação entre 2019 e 2023 e completou a carga mínima de 20h de aula prática até 31 de dezembro de 2024. Para esses candidatos, o prazo final para realizar o exame prático foi estendido até 31 de março de 2025.

Em Mato Grosso do Sul, aproximadamente 14,8 mil processos podem ser impactados pela medida. A Dirhab (Diretoria de Habilitação) estima que mais da metade desse número corresponde a candidatos da categoria de veículos de duas rodas.

  1. A fortuna que virou pó: histórias de quem ganhou na Mega-Sena e perdeu tudo

  2. Sai edital do concurso da AEB com salário de até R$ 10,8 mil

Orientação para os candidatos

De acordo com Lina Zeinab, gerente de Exames de Habilitação do Detran-MS, os candidatos precisam ficar atentos a algumas exigências. 

“É importante esclarecer que, devido ao tempo decorrido, muitos candidatos necessitarão realizar novos exames psicológico e médico pois, para emissão da CNH é necessário que haja pelo menos um ano de validade desses exames clínicos”.

A recomendação é que os candidatos procurem os CFCs (Centros de Formação de Condutores) com antecedência para organizar o agendamento do exame prático. Segundo o Detran-MS, o estado realizou mais de 115 mil exames práticos em 2024, reforçando a importância de planejar para evitar atrasos.

Prorrogação foi concedida

A Senatran informou que a decisão foi tomada para uniformizar os prazos em todo o país, após ações judiciais beneficiarem estados específicos. Com isso, a medida garante igualdade de condições para os candidatos que estavam com processos em andamento.



Fonte do Texto

VEJA MAIS

Motorista que matou pagodeiro tinha nível de álcool 20x acima do permitido

Thiago Arruda, o motorista que atropelou e matou o cantor de pagode Adalto Mello, apresentou…

Segurança é preso suspeito de estuprar criança em shopping de Cuiabá

Um menino de 9 anos teria sido estuprado por um segurança dentro de um shopping…

Líderes mundiais repudiam atropelamento em Nova Orleans

Vários líderes e autoridades mundiais expressaram choque e tristeza após o atropelamento em Nova Orleans,…