Em um cenário nacional onde a média da população brasileira vivendo em ruas arborizadas é de 66%, os campo-grandenses têm muito a comemorar. Na capital sul-mato-grossense, o índice é de 91,4% das casas com uma árvore plantada na via pública, colocando a cidade no topo entre capitais mais arborizadas do Brasil.
Os dados são do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), através do Censo Demográfico 2022. No estudo, foram analisadas as características urbanísticas em torno dos domicílios, considerando apenas a presença de árvores em áreas públicas, excluindo quintais privados.
Dessa forma, os técnicos avaliaram cada trecho das vias, compreendendo um pedaço da quadra onde fica a residência, por exemplo, entre esquinas.
Diferente do que se encontra em Campo Grande, 34% da população brasileira reside em ruas que não possuem uma única árvore. Se comparado com o estado, os dados são ainda melhores. Mato Grosso do Sul alcançou média de 92,5%.

Líder de carteirinha
Essa é a 6ª vez consecutiva que Campo Grande recebe o título de Tree City Of the World (Cidade Árvore do Mundo, em tradução livre), concedido pela FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura).
Com a presença massiva de árvores nas ruas, a população é beneficiada com redução das temperaturas e mitigação das ilhas de calor urbanas, tornando o ambiente mais agradável e saudável.
Além disso, há melhoria da qualidade do ar, com remoção de poluentes e aumento da produção de oxigênio.