As capivaras que vivem no Parque das Águas, em Cuiabá, estão diferentes. Os animais passaram a apresentar uma pelagem mais clara e o Primeira Página procurou um médico veterinário de animais silvestres para entender o que aconteceu para que as capivaras cuiabanas tenham ficado “loiras”. As fotos foram feitas nessa quinta-feira (12).
De acordo com Eduardo Sebastião, médico veterinario especialista em animais silvestres e exóticos, a causa da mudança na coloração da pelagem se dá pelo fato de a capital de Mato Grosso passar por uma forte onda de calor, com temperaturas que chegam a 43º C.
“A pele e os pelos dos animais são compostos por melanina, uma proteção natural contra os raios solares e com a exposição diária, a pelagem das capivaras adquire o loiro. Isso se dá pela decomposição/queima da melanina presente nos pelos dos animais”.
Conforme ele, o mesmo acontece com seres humanos e com mamíferos em geral. A mudança na coloração da pelagem não é prejudicial para os animais, conforme o profissional. “Com a mudança da estação do ano, a coloração vai mudando e não é prejudicial”.
Cuiabá completa nesta sexta-feira (13) 150 dias sem chuva. O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) identificou que a última chuva caiu na capital em 17 de abril, quando houve 4.30 mm de precipitação.
O meteorologista do Inmet, Heráclio Alves, explica que em outras regiões do país, o ar quente e seco será predominante, com céu limpo e poucas nuvens. Isso significa que a probabilidade de chuvas será muito baixa no centro do Brasil, onde as temperaturas podem chegar a 41ºC em algumas áreas do Centro-Oeste e do Norte.