A Casa Branca não acredita que Israel tenha decidido como responder ao ataque de mísseis sem precedentes do Irã, segundo disse uma alta autoridade dos EUA à CNN.
Os principais funcionários do governo do presidente Joe Biden e seus colegas israelenses têm mantido contato constante nos últimos dias e semanas, enquanto se preparam para um potencial ataque iraniano em retaliação aos ataques aos principais alvos do Hamas e do Hezbollah.
Quase 12 horas após o ataque se materializar, os colegas dos EUA ainda não tinham recebido informações detalhadas e decisivas sobre o que esperar.
“Em algum momento, eles terão que vir até nós com mais detalhes”, disse a autoridade, observando que os EUA não fizeram nenhuma especificação proativa sobre como Israel deveria responder.
Depois que os EUA ajudaram Israel a interceptar centenas de drones e mísseis disparados pelo Irã em abril, o presidente Biden pediu ao primeiro-ministro Benjamin Netanyahu que “assumisse a vitória”, informou a CNN na época.
Israel buscou uma resposta mais limitada contra Teerã vários dias após o bombardeio inicial, embora o alto funcionário dos EUA tenha reconhecido que o ataque desta semana – dados os tipos de armas usadas, com pouco aviso, direcionadas a alvos militares e de inteligência – foi em uma “escala muito maior”.