Na tarde desta segunda-feira (9), um casal foi preso, em flagrante, sob suspeita de dopar macacos no Jardim Botânico, na zona sul do Rio de Janeiro.
A prisão foi realizada com ajuda de funcionários do parque. A investigação mostrou que o casal foi detido com comprimidos de Clonazepan, que seriam utilizados para misturar em bananas entregues aos animais. A polícia suspeita que, após recebera a medicação, os animais eram apreendidos pelos suspeitos para venda ilegal.
Segundo o Jardim Botânico, um dos funcionários desconfiou da situação quando encontrou um macaco com o comportamento alterado, no dia 1º de setembro. Em seguida, a equipe do Setor de Preservação da Fauna constatou que o animal havia sido dopado.
Ao investigar as imagens no sistema de câmeras do Jardim Botânico, a equipe de segurança avistou um casal em atitude suspeita.
Na tarde de ontem, o casal voltou ao Jardim Botânico e os funcionários acabaram por acionar a polícia. Os agentes da 15ª Delegacia, do Leblon, foram até o local e constataram que o casal estava com bananas e remédios na bolsa.
Um vídeo mostra o estado do animal após ingerir o medicamento. Veja:
A Polícia Civil disse que a dupla irá responder por crimes contra o meio ambiente.
As investigações vão continuar para identificar o possível esquema de venda desses animais a a participação de outras pessoas na atividade criminosa.