Caso do Jabuti encontrado vivo após 10 anos soterrado gera treta entre biólogos na internet

Jabuti foi encontrado soterrado em piso por 10 anos. (Foto: Redes Sociais)


Uma história inusitada tem intrigado a internet: um jabuti foi encontrado vivo sob o piso de uma casa, após uma família realizar uma reforma no local há 10 anos. O caso, que viralizou nas redes sociais, levanta questões sobre a capacidade de sobrevivência desses animais em condições extremas e gerou discussões acaloradas entre biólogos.

O enigma da sobrevivência

Como um jabuti consegue sobreviver por 10 anos em um ambiente fechado, sem acesso à luz solar, água e alimento? Essa é a pergunta que muitos internautas e especialistas estão fazendo.

Apesar de algumas teorias sobre o metabolismo lento e a capacidade de brumação dos jabutis, biólogos divergem sobre a possibilidade de o animal ter sobrevivido por tanto tempo sob o piso. Vamos à algumas explicações:

  • Sérgio Rangel: “Os jabutis são animais sensíveis para manter em cativeiro. Acredito que o jabuti possa não ter ficado 10 anos lá embaixo. Ele pode ter escavado em algum ponto até fora da casa, feito um buraco bem fundo, entrado e parado ali embaixo e ter ficado por ali.”
  • Biólogo Henrique: “São duas opções possíveis. Ou, ao montar o piso, o jabuti foi soterrado, ou ele cavou um buraco por debaixo da casa e fez sua instalação ali, é o que está aparecendo. Até porque se você colocasse o piso em cima do jabuti ele ia estar oco. Não tem esse papo de jabuti ficar por 10 anos sem comer, sem beber e estar vivo. Isso não aconteceria.”
  • Bio Mesquita que, até então tinha feito um vídeo dizendo que era possível a situação, logo se corrigiu dizendo que a sobrevivência do jabuti naquelas condições seria impossível.

“Eu passei uma informação errada para vocês e estou aqui para corrigir isso. Era impossível que esse animal ficasse tanto tempo debaixo de um piso a não ser que tivesse acesso a uma fonte de alimento.”

Os jabutis

Diferente das tartarugas, os jabutis vivem exclusivamente na terra, são animais silvestres e onívoros, ou seja, alimentam-se de animais e vegetais. 

Quando criados em casa, os veterinários afirmam que a dieta exemplar seria: verduras escuras todos os dias, como escarola, almeirão, catalonha, chicória, couve, mostarda e almeirão. Frutas, verduras e proteína animal [carne] devem ser oferecidas de uma a duas vezes por semana.

Eles podem conviver com outros animais como cães e gatos, porém com muita cautela. Não é o recomendado, diante do risco de serem atacados por esses animais, mas existem alguns casos que é possível.

O jabuti vive em média 80 anos, mas pode chegar até os 100 anos.

  1. Encontro raro: tamanduá-mirim aparece perto de casas em MT





Fonte do Texto

VEJA MAIS

Joe Biden chega à Praça de São Pedro para funeral do papa Francisco

O ex-presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, chegou à Praça de São Pedro ao lado…

Menino de quatro anos é matriculado em ensino fundamental

Em Guia Lopes da Laguna, cidade de pouco mais de 10 mil habitantes, no interior…

PF combate extração ilegal de ouro em cidades históricas de MG

A operação Rios Salvos, que tem o objetivo de combater a extração ilegal de ouro…